MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

P´ra que a terra não esqueça - A. Jorge Teixeira...

Armando Jorge Teixeira


Quem como Armando Jorge Teixeira, nasceu no Campo Pequeno e ali viveu os primeiros anos de vida, já seus avós ali moraram, só podia ser aficionado.
A vida deste amigo no Mundillo, foi preenchida como empresário ( começou em V. Real de Stº António) e desdobrou-se depois a sua vida como apoderado.

Como empresário não conheço nenhum rabo de palha, porque se pautou sempre pela seriedade.
Como apoderado, lançou vários jovens toureiros, e todos os seus apoderamentos terminaram por não concordância com desvios de planos pré estabelecidos.

O Jorge Teixeira, tem um conceito de apoderamento que não é habitual no nosso País, e desse conceito, faz parte um plano, fazem parte objectivos e não admite interferências no seu trabalho. No fundo este é o conceito certo, é o conceito dos grandes apoderados de Espanha, que não são meros comissionistas, porque o Apoderado, historicamente é alguém possuidor de um conhecimento superior dentro do meio tauromáquico, capaz de conseguir, pelo uso do seu bom senso e honradez, cujo prestígio possa ser utilizado em prol do desenvolvimento da carreira de alguém dedicado a este género de mister.


Como homem vertical que é, pode por vezes, no mundo de hoje em que a verticalidade escasseia,  aparentar um feitio dificil, que nada mais é, que uma forma de estar na vida, e quem como eu o conhece há muitos anos, sabe o quanto preserva as amizades e a lealdade.

A verticalidade é um estado de Espírito, em que os valores éticos têm maior importância do que os valores materiais, e é uma busca incessante  de que a nossa jornada terrena seja repleta de compromissos com a verdade.

Por pensar que o Armando Jorge Teixeira é um simbolo de verticalidade no Mundillo, escrevi esta crónica "P'RAQUE A TERRA NÃO ESQUEÇA"...