MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

As viagens á Camarga já nao sao o que eram...

Fui com os Irmãos Margato Tavares ( vulgo Mustas) e com a simpática namorada dum deles  á Camarga, acompanhar o Grupo A. Académicos de Coimbra…

O mais gordo foi noutro carro e não é irmão..
Antes de mais nada, quero agradecer a estes a amizade e os desvelos como me trataram, mas não posso nem quero passar por cima, das diferenças de filosofia de vida de duas gerações , apetece-me dizer como os velhos pescadores : "No meu tempo é que o mar era…"

As diferenças começaram logo na escolha do itinerário, cá por mim tínhamos ido por Barcelona o que representava, segundo o filho da puta do GPS, uma hora e meia a mais de caminho que se esbatia facilmente nas 15 horas prováveis mas com grandes vantagens.
Indo por Barcelona tínhamos passado por Calatayude, Logronho, Saragoça, Alagon e na Catalunha degotávamos a rica cozinha Catalã  que é saudável e barata, começando pela escalibada ou pelos ajetes, seguindo depois pelos pés de porco com caracóis terminando com o leite frito ou com créma catalana
Passariamos ainda por Lobrégate, S. Cugat, Lloret del Mar e Figueras, como eu fazia nos tempos de antanho.
A alternativa a este percurso foi visitar em pormenor as áreas de serviço da Repsol, da Total ou da Cepsa, em que essencialmente variam umas das outras, no formato dos urinóis, uns mais bicudos, outros mais altos que nos obrigam a mictar em bicos de pés e outros daqueles tipo "toda a altura" que facilitam uns pingos de mijo saltitao nos sapatos ou nos pés para quem como eu ia de chinelos e ainda a exposição indiscreta que  por vezes é aproveitada por alguns para avaliar as dimensões da nossa pila.
Quanto a comidinha a variedade era enorme, Hamburguers, sandes de pão com dentes,bolos secos e chocolate com amêndoa, nozes, etc.
Para quem fuma maço e meio, so me foi permitido fumar 6 cigarros ( 1 por cada paragem).
Todo o caminho fui brindado por música no mais alto nível de decibéis, em Inglês com poemas de merda, que simplesmente odeio.

Chegados á Camarga descansei umas horas (poucas) e fui almoçar com um grande amigo (Matador Frances). Começamos por uma fatia de "Foie Gras" a la champagne, seguiu-se uma "Soupe Camargiaise de Poisson" e rematámos com um " Steak ou poivre".
Os meus amigos, quiçá influenciados pelos emigrantes, optaram pela filosofia dos turistas de pé descalço miserabilistas,começaram por dizer alarvemente que a comida Francesa não presta, para depois andarem 600 metros para ir a uma pizaria onde as pizas eram mais baratas 7 cêntimos e ainda mais 400 metros para ir a um bar onde a imperial era mais barata 3 cêntimos.

Descubram as diferenças sff, mas compensou pelas belíssimas pegas do João e do Miguel.

Quanto ao resto, puta que pariu a viagem… estou velho e chato… já não tenho idade p'ra isto..