MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Revisitação do programa Olé da SIC


No "sortesdegaiola", cada um é livre de ter a sua opinião desde que funamentada..., neste caso do "Olé da SIC, já postamos três maneiras de ver o Problema...



Ainda sobre o programa Olé da SIC.
Eu sou a favor. Eu fui. Eu gostei. Eu mais do que achar, tenho a certeza que foi bom para a Festa.
Eu sou a favor porque tudo que ponha a festa em antena é bom, tudo que tenha a ver com festa em canal nacional é bom, tudo o que homenageie a figura do forcado é bom... Ressalvando que à coisas a melhorar nas próximas edições (todo o programa piloto que atinja  o maior share mensal do respectivo canal, vai ter um Spin Off), como por exemplo o figurino dos concorrentes e entrada dos apresentadores em caleches romanas faz uma associação da festa aos gladiadores que não interessa- mas o que é certo é que no computo geral foi positivo, mais foi na minha opinião pelo seu impacto na opinião pública, o ponto mais alto da festa desde a primeira edição da festa do forcado. 
Eu fui, eu fui porque deixando de lado a passada posição da SIC, em relação aos toiros, é um canal que parece estar finalmente ao lado da festa,  num projecto de exaltação ao forcado, numa grande forma de fomento da festa  e por isso achei que dizer que concordava era pouco...
Não estava para ir, mas ao ler tudo o que foi escrito sobre o programa, nessa tarde nas redes sociais, achei que devia ir, achei que devia lá estar e ver "in loco", e por mais modesta que ela seja, que devia dar a cara.
E gostei, gostei porque a Sociedade Campo Pequeno, foi capaz de ver ''out of the box'', de perceber o que programa trouxe de positivo para a festa e o Markting gratuito. Eu estava lá e vi o ambiente, o que as pessoas diziam, aqueles que pela primeira vez estavam sentados naquelas bancadas a dizer que tinham de lá voltar que aquilo soube a pouco.
Quando chegarmos a Agosto e os 3/4 praça se transformarem em casas cheias, quero ver se vão finalmente dar valor ao programa.

E mais, passei um serão bem passado bebi as mesmas imperiais que bebia na casa de pasto e ainda tive direito a variedades.
E tenho a certeza que foi bom para a festa, as pessoas aprenderem as posições dos forcados, o desmistificar dos elitismos dos grupos. Tudo isso é cultura taurina. É bom a praçao ter 6 mil jovens... É bom um programa de inspiração taurina ter o maior Share mensal, é bom que 6 em cada 10 televisões em Portugal tenham estado ver toiros(novilhos). É bom que bem ou mal o país tenha estado 15 dias a falar da festa de toiros, já Oscar Wilde disse ''Falem bem ou falem mal, mas falem de mim''. Espero sinceramente que tudo o que foi dito nas redes sociais, não tenha sido uma busca incessável por ''15 minutos de fama'' dizendo mal.
 Posto isto, (ponho desde já) o grupo que chefio á disposição para uma próxima edição do Programa, tal como penso que todos os grupos deviam fazer.

E para já, um grande Olé para a SIC. (Não é só dar porrada... não é com vinagre que se apanham moscas....)

Jaime Cortesão