MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 28 de março de 2017

Ética, coação e cagaço - Forcados...


 Legalidade, ética, coação e cagaço....

Resultado de imagem para símbolos de forcados


LEGALIDADE E`´ETICA - A legalidade sem ética fica castrada. Legalidade é um atributo jurídico de qualquer ato humano ou pessoa jurídica que indica se é ou não contrário à lei, se está ou não dentro do permitido pelo sistema jurídico, seja expressamente ou implicitamente, enquanto que a ética está relacionada á cultura, aos costumes e é intrínseca de cada sociedade, ou seja, cada uma tem seus próprios referenciais de moral, e a ética é a moralidade que está relacionada ao cumprimento destas regras morais ( não mentir, não trair, não abusar dos mais fracos... etc). A  legalidade relaciona ao que é definido em lei (legal) que muitas vezes não coincide com o que é moral ou ético!!! por isso ouvimos algumas vezes "é legal, mas é imoral".

ABUSO DE PODER - É o acto ou efeito de impôr a vontade de um sobre a de outro, tendo por base o exercício do poder, mesmo considerando as leis vigentes. O abuso de poder pode se dar em diversos níveis de poder, desde o doméstico entre os membros de uma mesma família, até aos níveis mais abrangentes. O poder exercido pode ser o económico, político ou qualquer outra forma a partir da qual um indivíduo ou coletividade têm influência directa sobre outros. O abuso caracteriza-se pelo uso legal mas coercivo deste poder para atingir um determinado fim. O expoente máximo do abuso do poder é a submissão de outrem.

COAÇÂO - É o exigir com ameaças de modo a provocar medo, constrangimento ou inquietação, de modo a limitar a liberdade de determinação da vítima.
Assim, para haver coação, não basta qualquer ameaça que inflija temor à vítima. A mera pressão psicológica não é uma coação criminosa, mas a ameaça tem de ser condenada pela sociedade por constrangir a vontade da vítima.

CAGAÇO - (medo, desvalor, comoção)..., é muitas vezes o resultado da coação que resulta do abuso de poder. 
..
Pelo exposto, é fácil concluir que, a ética, o abuso de poder, a coação e o cagaço, estão presentes na imposição de a ANGF vetar os grupos não associados.
.

Assim vai a nossa FESTA !!!

NOTA : Podem afirmar que o acto resultou de uma decisão democrática, mas atenção que a democracia só é válida quando não interfere com a liberdade dos outros...