MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

40 anos de escrita - M. Alvarenga...

Meu caro Miguel:

Há muitos anos, tu, eu e os meus filhos
Temos que comemorar condignamente os teus 40 anos de escrita.
Ès uma figura respeitada e temida, ainda que por trás muitos te mordam, a verdade é que pela frente te bajulam sem que isso queira dizer que és detentor da verdade, e muito menos que a verdade sejas tu. 
Começaste muito novo, e eu naquela época profundamente amigo desse  grande Senhor, comandante João Alvarenga, vi que não obstante o facto de me situar distante ou mesmo muito distante da ideologia política ou sentir religioso de alguns dos teus Mestres,  tu estavas entregue a gente de cultura, sem medo e com um respeito total para com os leitores que sempre os impediu de tapar fosse o que fosse, que julgassem de interesse para o público.
Tinham esses teus mestres em comum predicados que eu admirava : educação, cultura, percepção do sentir popular, portuguesismo autêntico, inteligência, loucura Q,B., e o dom da escrita que saía em catadupa do talento de cada um desses senhores que aboliam do seu léxico em consequência, as palavras cobardia, acomodar, tolerância, frete, medo etc.
Miguel também tu tens isto tudo que acabo de mencionar ao longo de 40 anos, mas tens mais... que te torna superiormente incómodo, com a mediocridade ou perante o mal feito, que ´ser cruel e corrosivo e ninguém tem a certeza de te ter na mão.

Ès o principal rosto da imprensa taurina nacional quer queiram ou não.
Respeitas como ninguém a liberdade de imprensa.
Aguentaste sempre de peito feito os processos que te levantaram e foram muitos, tivesses razão ou não .
Foste nestes últimos anos e serás no futuro, a consciência critica do mundo taurino em Portugal, trazendo á luz escândalos – alguns ainda que bem perversos – sem ter em conta a força e o peso dos envolvidos.
Assumiste com dignidade os teus erros.
Cumpristes prisão.
Nunca fugistes.
Sabes estar em qualquer lugar.
Quando vestes um smoking ninguém te confunde com o Barman.
Ès amigo do teu amigo, num mundo onde muitos não sabem o que é a amizade.
Bebeste quando, quanto e onde quiseste e ninguém tem nada com isso.
Tens ideias definidas da coisa política.
Não és daqueles que mudam de intenção de voto ao sabor do vento.
Conheces a nossa história.
Leste, leste bastante - e nota-se -, ás vezes coisas alemãs que bem podias ter substituído por outras.
Ès um homem de causas.
Ès um g’rande marreta.
Quando perdes a transmontana - como dizia o poeta -, atascas de merda o mais pintado.
Ès um bom amigo e um dos piores inimigo que qualquer pode arranjar (a seguir a mim é claro).
És fadista dos autênticos.
Nunca estás a mais. Quantas vezes és desejado e não apareces?
Quando queres, e se for caso disso és mesmo um grande sacana.
És um homem livre que pugna incessantemente pela liberdade.
Por tudo isto criaste uma imagem que nem sempre é simpática, a que não é de todo alheio um certo ar arrogante de quem não teme, e a fama dum certo prazer quase sádico por revelar o escândalo .
O teu amor á liberdade de imprensa sendo enorme tem ainda por cima uma dose de equilíbrio que por duas vezes me deixou estupefacto.
A roletância em relação ao automóvel nesta Lisboa de 2007 é a prova provada de extravagância, loucura e de “non sense” típico dos génios.
O penteado tipo “Catamaram” é a imagem de marca que facilita caricaturistas e nos inspira um certo separar das águas…

Está aqui descrita no melhor que sei, uma boa parte de ti mesmo porque sendo novo um dia hás-de partir. Ficará então de ti algo escrito, com o rigor e a franqueza da amizade que pode por vezes dourar o menos bom, mas com certeza que na maior parte do todo deste artigo, se retirará o testemunho de ti como homem e como critico .
A minha amizade conhece-la, e por isso sabes o gozo que me dá poder comemorar este ano contigo esta efeméride.