MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Tauromaquia - Prémios geram controvérsia...

Prémios - Controvérsia...



Os prémios em tauromaquia, geram normalmente controvérsia.

No caso dos prémios para as melhores lides e melhores pegas, disputados em muitas corridas no nosso País, só seriam menos controversos se os juris avaliassem os desempenhos dos artistas por itens como acontece, por exemplo, na patinagem artística.

Nos cavaleiros, os itens poderiam ser:

Arranjo dos cavalos
Lide
Verdade do toureio
Espectacularidade
Reportório
Etc, etc, etc...

Nas Pegas podiam ser:

 Cite
Receber o toiro
Grau de dificuldade do Astado
Etc, etc, etc...

No caso dos prémios de fim de temporada, se houver o cuidado de anunciar o critério da escolha, a controvérsia será menor ou pura e simplesmente desaparece.
Isto é : Para uns, o critério obedece ao umero de corridas, para outros obedece á regularidade, para outros obedece a actuações artísticas que se destacaram durante a temporada.

Não me julgo senhor da razão, mas neste caso, penso que enquanto não se seguir estas minhas sugestões, haverá sempre quem conteste... e mesmo assim haverá sempre quem não concorde...