terça-feira, 11 de outubro de 2016
C. Pequeno - Homenagem a J. S. Lupi.....
Homenagem ao Eng. José Samuel Lupi
Conheça a história desta figura incontornável do nosso toureio a cavalo.
José Samuel Pereira Lupi (Lisboa, 5 de maio de 1931[1]) é um cavaleiro tauromáquico português.
De uma família de lavradores e ganadeiros, estando entre os seus ascendentes José Maria dos Santos[2], mas também artistas, como Miguel Ângelo Lupi, e o mestre de equitação Samuel Lupi; recebeu os ensinamentos de João Branco Núncio e D. Francisco Mascarenhas, estreando-se em público na praça Palha Blanco, Vila Franca de Xira, em 1947.
Ao mesmo tempo que prosseguia os estudos (viria a licenciar-se em Engenharia Silvícola, pelo Instituto Superior de Agronomia), José Samuel Lupi apresentou-se na Monumental do Campo Pequeno, em 1955. Seria nesta emblemática praça que viria a receber a alternativa de cavaleiro tauromáquico. Nessa corrida, realizada em 16 de junho de 1963, tendo como padrinho João Branco Núncio, foi-lhe cedida a lide do Verdugo, um toiro de Mariana Passanha[3].
A 12 de outubro do mesmo ano apresentou-se na mais importante praça de Espanha, Las Ventas, em Madrid.
Precisamente em Espanha viria a fundar em 1970, com os irmãos Peralta – Angel e Rafael – e Álvaro Domecq Romero, o célebre quarteto Los Cuatro Jinetes del Apoteosis[4]. Um pouco por toda a Espanha, França e América Latina, nomeadamente na Venezuela e na Colômbia[5], os Quatro Ginetes lotaram praças e obtiveram muitos êxitos, contribuindo para recuperar o toureio a cavalo do apagamento que sofrera com a popularidade do toureio a pé, impondo-o como cartel principal nas principais feiras taurinas, fora de Portugal.
A 8 de maio de 2008 voltou ao Campo Pequeno para conceder a alternativa ao seu filho Manuel Lupi[6].
Integrou o Grupo de Forcados Amadores de Santarém na década de 50