João V. Lucas, um grande forcado, um bom amigo e um verdadeiro aficionado, despediu-se de Forcado...
Depois de ti, fica toda uma história ligada ao GFAL, porque ninguém viveu o espirito e os valores do grupo de forma mais intensa que tu. Houve muitos que viveram o GFAL com a mesma intensidade que tu jorraste de plena de paixão e entrega, mas mais que tu, que me lembre não houve ninguèm, a não ser o fundador Mestre Nuno Salvação Barreto.
Os valores da amizade e respeito pelos quais conduziste a tua vida do forcado, serão sempre um exemplo, pela forma com que te relacionaste com os forcados de todos os grupos, como analisavas os desempenhos dos outros, como nunca usaste o estatuto de seres um dos mais antigos do GFAL, e ainda pela forma como te relacionavas com os mais novos que se baseava na exigência, no exemplo e na pura camaradagem.
Ao teu grupo entregaste-te sempre com total abnegação qualquer que fosse o lugar para que eras escolhido.
A loucura saudável e o estar bem com a vida, fez e fará de ti sempre um homem de sorriso franco e boa disposição permanente.
A amizade como tu a vives, é a única forma correcta de a viver.
Sinto-me honrado de poder dizer que o meu filho António pegou com o João Lucas.
No dia em que te despediste, Escreveste no FACE: "Podia ter escolhido outra ganadaria para me despedir, podia mas não era a mesma Coisa..."
Esta frase demonstra o teu valor até ao fim, tanto mais que todos sabemos a verdade desta quadra da Srª Dª Mimela Cid :
E quando o forcado um dia
Vai pr'á pega derradeira
Demonstra mais valentia
Do que tteve na primeira
Obrigado João pelo que deste á Festa e pela amizade que dedicas aos meus filhos.
Quero também enviar um abraço aos teus pais e á tua mulher e formular o desejo de ainda poder ver um dia o teu João Tomás e o meu neto Manel Maria fardados juntos no nosso GFAL...
Nota : Proximamente falarei do Nando e do Manel Guerreiro..