MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 31 de maio de 2017

Mundillo- Ninguém é de ninguèm...

Mundilho - Ninguém é de ninguém...

MUNDILLO - Ninguém é de ninguèm, na vida tudo passa...

Resultado de imagem para ninguem é de ninguém

O poema desta canção do meu tempo de rapaz, faz refletir sobre o falso, o efémero e o verdadeiro, para que possamos perceber a vida como um constante exercício de autodomínio. No final descobriremos que só nos possuímos a nós mesmos, pois ninguém é de ninguém, assim como nada é de ninguém...

Recordando o titulo desta crónica, na politica vèm-me á ideia Khadafi, Ceausescu, Hitler, e mais uns tantos que arrogantemente julgaram ter tudo, dispor de tudo, mas que afinal acabaram por desaparecer, ficando para a história com epitetos traduzidos em palavras que normalmente terminam em " ão" e "uta".


Na politíca actual, estamos fartos de gente arrogante, o mesmo acontecendo no associativismo seja ele social, desportivo ou taurino.  Há gente em lugares de chefia que confundem o estar com o ser, sendo que a maioria destes, se comportam assim porque nada mais têem que os torne notados.


Mas tudo tem um fim !!!

Quando o apego aos lugares de topo  leva as pessoas a julgarem que não vão acabar, tudo se transforma, e os cabos de grupos de forcados deixam de o ser, os presidentes de instituições acabam muitas vezes tísicos de ideias e consideração social, os chefes desaparecem por inação, restando a essa gente pensar que ainda manda numa agonia estridente de frustração.

Meus amigos :" Ningém é de ninguém e nada é de ninguém, na vida tudo passa..."

Ao sabor do pensamento- Moita da Cruz..



GUSTAV ZENKL-Nasceu em Viena de Áustria, radicou-se em Portugal, com três anos de idade, na casa Emilio Infante da Camara, onde se tornou aficionado ao toureio a cavalo. Na Páscoa de 1968, foi-lhe concedida a alternativa na Praça do Campo Pequeno.
Foi um cavalheiro «sui generis». Faleceu prematuramente.
Jamais te esqueceremos.

QUERENÇA-O touro tem como qualquer outro animal, os seus gostos e caprichos e demonstram-nos pela marcaçâo de certos sítios e paragens, onde vâo frequentemente, por ali se sentirem melhor.

TOURO BRIGÂO-Em todas as manadas existe sempre um touro brigâo ao qual os espanhóis chamam «Manton». O fim deste touro é quase sempre trágico.As brigas entre touros sâo terríveis.
Por regra geral, o touro no campo é inofensivo. leal e nobre.Perigosos sâo  apenas os que se isolam.Aí todo o cuidado é pouco.

GANADARIA DOMINGOS ORTEGA-Esta ganadaria foi fundada no ano de 1913, pelo matador de touros Domingos Ortega.
A viúva de Murube, vendeu a sua ganadaria a D. Eduardo Ibarra, que anos depois foi vendida metade, em 1903 a D. Fernando Parladé, que por vez a cedeu a D.Luís Fernando Parladé. que por sua vez a cedeu a D. Luís Gamero Cívico. Por falecimento deste, foi herdada pelos filhos que a venderam ao ganadero D. Blanco. de Salamanca, a quem Domigos Ortega a adquiriu.
Moita da Cruz



Ventura- Resumo três orelhas - Madrid....


Maria Caetano Couceiro, Brilha na Alemanha.....

Maria Caetano Couceiro triunfa em Munique...



O Hino de Portugal ouviu-se na Alemanha pela vitória da cavaleira Maria Caetano Couceiro na Intermediária I do CDI* em Munique..
A campeão portuguesa foi a vencedora com o cavalo "Fénix de Tineo". O conjunto passou da marca dos 70%, sendo avaliado em 70,526%.
Em segundo lugar terminou a alemã Yeliz Marburg, montando "Marburg's Holly" com 70,184%, seguida de Linda Verwaal (holandesa) com "Jakari 2", com 69,526%.
"Sem palavras para descrever o que senti neste momento... ouvir o Hino na Alemanha, a Meca da Dressage, entre 22 conjuntos top do centro da Europa!" - escreveu Maria Caetano Couceiro ontem na sua página da rede social Facebook.

Gente completamente louca...


Melhor estocada de Madrid- J. Adame...


terça-feira, 30 de maio de 2017

VENTURA na Moita e em Madrid...

Com poder, emoção, reportório, improviso, inovação, ritmo, entrega e genialidade, marca o seu toureio inegualável..

 Resultado de imagem para diego ventura portagrande

Só por má fé ou outras razões inconfessáveis se poderia contestar o valor deste Rejoneadaor que vai ficar para a história, e cuja evolução continua permanente.
Sair 14 vezes em ombros pela "Porta Grande"  em Madrid ( duas delas numa semana) e sacar 11 cavalos com características diferentes, perfeitamente domados, executando cada um deles um toureio próprio, mas mantendo sempre presente a espectacularidade e a toureria, só é acessivel a um génio.

Todas as temporadas saca cavalos novos de grande categoria e um craque, assim como dá ano após ano novas dimensões a sortes já apresentadas.

O recuar na cara do toiro como fazia com o "Distinto" e depois com a égua "Milagro", evoluiu depois para outra dimensão com o "Sueño", e ainda mais, actualmente com o "Fino".

A receber os toiros, evoluiu das sortes convencionais com remates em recortes que eram autenticos "parones" com o "Maletilla ", para sortes a receber dando vantagens aos toiros, e rematando as mesmas com os "Anejo" e "Lambrusco", em curto e de frente, dando a espádua ao toiro, executando auténticos capotazos - no que é novidade com o toiro no primeiro estado -, numa arte onde tudo parecia estar inventado.

Por fim, bandarilhar a duas mãos sem cabeçada, com o toiro no meio da praça a poucos metros de distancia, citando parado, avançando e recuando antes de executar a sorte como faz com o "Dolar" 'e também o sublimar daquilo que outros fizeram.

Uma das características do génio é a intuição: Ventura vê sem esforço o sitio e a distancia dos toiros, o que os outros só descobrem com grande trabalho e ás vezes nem assim.


Ventura é um génio, além de tudo o mais, porque a genialidade é a capacidade de realizar aquilo que existe no pensamento.

"Pra vocês aí !!!" É feio ...


Agora é a minha vez!!!



Pra vocês aí..."

Aportuguesar-se a frase Espanhola "va por ustedes..." não faz sentido, porque a dita frase usada no país vizinho é idiomática e não se pode traduzir á letra, da mesma maneira que "tomar por el Culo" também não se pde traduzir á letra, por ser evidente que pelo cú em Portugal só se tomam supositórios ou clisteres.

Dir-me-ão os leitores: "Então como fazer??? "... É fácil, basta recuar no tempo e ver que as figuras de há uns anos atrás, usavam um dialogo gestual com o público, que dava sentido e solenidade ao brinde de um ferro, da mesma maneira que a grosso modo, num brinde ao céu dá para entender o significado.

 

Embora eu seja contra os estrangeirismos, prefiro o " va por ustedes!!!...", que cai tão bem como dizer  "Arrima-te...",  "Quite", "Ganadero", "Tanda"ou "Encierro"...

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Tauromaquia - Repetições ???

Não há Repetições porquê ???

No mundilho actual, existem coisas que dão que pensar...



Antigamente, e quando digo antigamente  estou-me a referir, há pouco mais de dez anos atrás -, um toureiro que triunfasse numa praça era repetido no ano seguinte e até no próprio ano. Estou a lembrar-me do caso de Manuel jorge de Oliveira no ano da alternativa, em que começou a temporada com uma corrida contratada para o Campo Pequeno e acabou por tourear nessa praça, nesse mesmo ano 6 vezes.
Em Espanha ainda se segue o critério, de que quem triunfa é repetido.
O mesmo acontece com ganadarias e grupos de Forcados.

Ultimamente tenho visto toureiros ganadarias e gupos de forcados a triunfarem fortemente em determinadas praças e a serem esquecidos durante anos.

Procurei saber as razões que levam a este comportmento sem lógica, e cheguei á conclusão de que muitos carteis são montados com base nas já famosas trocas e em muitos casos no compadrio, do tipo, o tio ou o padrinho de fulano pediu e eu não posso dizer que não.

Não sei se isto é amadorismo, ou se é falta de aficcion, ou se comporta protagonismo simplório, o que eu tenho a certeza é que se trata de uma forma enviezada de comportamento empresarial taurino...


Humor Taurino...


Toiro grande - Mulher destemida...


Cavalos- Situações caricatas...


quinta-feira, 25 de maio de 2017

Ventura - Figura de época...

 

 Diego Ventura - Figura de época...

Só marcam uma época, os que trazem coisas novas ao toureio...

Resultado de imagem para diego ventura madrid...

Mestre Batista com o toureio de frente inimitável, Angel Peralta ao bandarilhar a duas mãos pela esquerda e pela direita, José Lupi, Gines Cartagena com os quiebros pela esquerda, são toureiros de época, porque trouxeram coisas novas ao toureio quando se pensava que tudo estava inventado.

Diego Ventura com o cavalo "SUEÑO" recua tanto na cara dos toiros como nunca se tinha visto, e mesmo a forma como controlava o "Morante" ( adorno discutivel para alguns), e agora bandarilha a duas mãos sem cabeçada com o toiro no meio da praça, torna estas práticas únicas.

Diego ficará na história pela sua entrega e valor, que além do que touxe de novo ao toureio a cavalo, tem ainda a reforçar a frontalidade nas suas afirmações, por vezes polémicas mas sempre sinceras, como eram sinceras e polémicas muitas palavras das figuras de época... O facto de ter detractores, só vem reforçar o meu pensamento, efectivamente só se atiram pedradas ás arvores que têm fruto.

Para os toureiros, o público é o grande juiz. Sair treze es pela "Puerta Grande" é record...

Se é verdade que as figuras de época têm sempre detractores, também é verdade que há pessoas que surgem nas  suas vida de forma incondicional. Nunca condenam e estão sempre lá quando é necessário; e sabem a diferença entre a crítica construtiva e a destrutiva, estas pessoas são os verdadeiros amigos, são aqueles que conhecem profundamente as qualidades morais e sentimentais dos artista, funcionando como suporte psicológico.

Diego Ventura, por tudo isto, e também pelo sentido de improviso que ressalta dos seus desempenhos, é efectivamente uma figura de época...

Madrid ontem- Moita da Cruz...


Realizou-se esta tarde com a lotaçâo esgotada, talvez a corrida de mais impacto da Isidrada

Foram lidados touros de Nunez Del Cubillo, pela terna composta pelo francês Juan Bautista, Alejandro Talavante e o peruano Roca Rey.
O primeiro, com 589K, bonito de capa pois era um salinero, recebeu-o Juan, com bonitas verónicas com temple e bom ritmo.Talavante replicou com quite por chicuelinas.Bem badarilhado pelos de prata.
Na muleta o francês, desenhou boas «tandas», com temple, num touro nobre mas com pouca transmissâo.Pela esquerda naturais lentos com boa técnica.
É um toureiro clássico que nâo toureia para as galerias.
Estocada inteira.....ovaçâo.
O segundo para Talavante, com 518K., um jabonero lindo, andou normal no capote, tendo no entanto proporcionado a Roca um quite arrepiante.
Na muleta o touro que se mostra bavote, o que levou Talavante a aquecer o conclave, ao som de olés.Continuando arrimadíssimo, nos naturais, pisando terrenos onde sol queima.
Pinchou e estocanazo, talvez num dos touros mais bravos da Feira até entâo
Grande ovoção.
O terceiro que saíu em sorte a Roca Rey, nada revelou de especial interesse no capote, apenas um bom quite de Bautista.
Na muleta começou o peruano com estatuários a pés juntos, que emocionou os presentes.Grande «tanda» de baixando a mâo, num touro que humilhava, mas que se «rachou». No final arriscou nas manoletinas.
Estocada baixa, mas fatal....ovaçâo.
O quarto com 542K., foi recebido por Juan num vistoso e original quite de capote.
Na muleta o touro perdeu as mâos três ou quatro vezes, o que motivou uma série de protestos do sector 7, que nâo pedoam nada, e «manda» na Praça. O toureiro desanimou-se, terminando com estocada «recebiendo» de belo efeito.
Ovaçâo.
O quinto pertenceu a Talvante, um touro com mobilidade, encastado e perigoso. Deu vários avisos a Alejandro, até que o colheu aparatosamente, tendo continuado o toureiro, embora sangrado da perna direita, com estoicismo, conquistanto a Praça, com batalha vibrante e emocionante.
Etocanazo recebiendo......Orelha, tendo depois regressado á enfermaria.
O sexto e último de 582K.....apenas servindo no capote de Roca, inutilizando-se na muleta, que foi de imediato estoqueado e bem pelo peruano´
Assim terminou mais uma deste grande ciclo.

MOITA DA CRUZ

Hoje- 5ª feira da Ascensão é na Chamusca...

Um toiro brutissímo...


Um encierro atípico...


quarta-feira, 24 de maio de 2017

M. Bastinhas- Romeiro de S. Martinho...

O Cavaleiro Tauromáquico MARCOS BASTINHAS foi entronizado Romeiro de São Martinho na XVI Romaria de São Martinho na vila da Golegã, no passado dia 19 de Maio, cerimónia inserida durante a Expoégua 2017".

Ventura, Ronaldo e Salvador...

Resultado de imagem para cristiano ronaldoResultado de imagem para diego venturaVentura, Ronaldo e Salvador sobral






Resultado de imagem para salvador sobral 





Mas que País é este ???

Qualquer um destes artistas é reconhecido no estrangeiro como grande figura, no entanto por cá, são contestados com rara dureza e total injustiça por meia dúzia de pessoas cujos fins não entendo. Dois deles são os melhores do mundo nas suas artes, o outro ganhou o prémio da melhor canção da EUROVISÂO.

Do Ronaldo dizem que só mete golos empurrando as bolas á boca da baliza ( o que não é verdade e mesmo que fosse, tinha o mérito de estar no lugar certo onde os outros não estão).
Criticam a vida privada do rapaz, e inventam tudo o que seja depreciativo para o tentar denegrir..

De Salvador Sobral, dizem que não é um cantor, mas sim um "Dizeure", e que interessava á comunidade europeia que ganhasse Portugal ou a Grécia, como já li na imprensa e na blogosfera...
Alguém em seu perfeito juizo acredita que a UE se metia numa coisa destas ???

De Ventura, aqui d'el rei que a 2ª orelha de Madrid não foi justa, quando o Presidente se resumiu a cumprir o regulamento ao ceder á petição maioritária do público, no entanto estes que se manifestaram não o fizeram com a mesma veemência quando o rejoneador na época passada foi injustiçado na mesma Praça...

Com a República engordou o grupo dos invejosos. Durante o Estado Novo  onde havia gente culta e inteligente como é natural, todo aquele que tivesse ideias embora que fundamentadas, não coincidentes com o regime era apelidado pelos burros frustrados do regime vigente, de Comunista. Depois do 25A chamava-se fascista a qualquer, mais ou menos bem sucedido. Hoje para denegrir os tipos de sucesso, ou se diz que são paneleiros ou que têm ou tiveram qualquer coisa a ver com a droga...

Já inventaram vacinas para quase todos os males, menos contra o cancro e o mal de inveja e é pena, muita pena mesmo...

 Os invejosos só invejam quem eles no fundo queriam ser...