MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 9 de maio de 2017

Salvaterra - Homenag ao Sr. J. Ramalho...

Domingo - Homenagem ao SENHOR João José Morais Sarmento Costa Ramalho




 Resultado de imagem para joao ramalho


Falar do senhor João Ramalho é falar dum aficionado com história.

Como forcado do Grupo de Santarém, pelo qual se fardou de 1954 a 1961.  bateu as palmas a 61 toiros, tendo pegado 58 á primeira tentativa, dois á segunda, e tendo sido dobrado uma única vez.
Já com 65 anos pegou um toiro em Santarém na corrida comemorativa dos 75 anos do grupo.

Como Raidista, no tempo em que os Raids eram uma enxurrada de aficcion e amizades, correu duas vezes o "Lisboa - Madrid", tendo completado as duas provas. numa delas classificando-se em 7º lugar.
Além destas provas, participou em vários " Olivença - santarém" e em todos os eventos que á época faziam parte do calendário nacional da modalidade.

Como aficionado, não posso deixar de destacar os Festivais por si e sua mulher, organizados nesta praça a favor do Movimento Nacional Feminino, nos quais participaram figuras como António Ordoñez, El Litri, Chamaco e outras figuras de época.
Como ganadero, saboreou vários triunfos em Espanha, onde ainda na passada temporada viu em duas corridas Mojados e Valhelado, 2 toiros darem volta á praça e os outros aplaudidos no arraste, tendo talvez como maior triunfo, uma corrida a que assisti em Ajalvir, onde 5 dos 6 toiros corridos foram aplaudidos no arraste, e um premiado com volta, alem de Casavieja onde ganhou o prémio da melhor novilhada..

Depois destes apontamentos da história deste Senhor, há a destacar a faceta humana  e a sua paixão pelo campo.

Como cidadão é constante a sua disponibilidade total e permanente, para colaborar em Festas Regionais e acções de solidariedade, e as suas relações humanas com aqueles que com ele trabalham são um exemplo para a sociedade.
.
Como aficionado ao campo, salta á vista de toda a gente, a forma como participa em todas as lides camperas onde é vara respeitada.

Para concluir, resta-me realçar o seu nobre conceito de amizade de que sou testemunha , e a sua paixão pelo ribatejo, sendo que para ele. este naco de Portugal parece ser o centro do mundo.

O que acabo de dizer, é um pobre contributo P'ra que a terra não esqueça... O Senhor joao José Morais Sarmento da Costa Ramalho.