MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 30 de maio de 2017

VENTURA na Moita e em Madrid...

Com poder, emoção, reportório, improviso, inovação, ritmo, entrega e genialidade, marca o seu toureio inegualável..

 Resultado de imagem para diego ventura portagrande

Só por má fé ou outras razões inconfessáveis se poderia contestar o valor deste Rejoneadaor que vai ficar para a história, e cuja evolução continua permanente.
Sair 14 vezes em ombros pela "Porta Grande"  em Madrid ( duas delas numa semana) e sacar 11 cavalos com características diferentes, perfeitamente domados, executando cada um deles um toureio próprio, mas mantendo sempre presente a espectacularidade e a toureria, só é acessivel a um génio.

Todas as temporadas saca cavalos novos de grande categoria e um craque, assim como dá ano após ano novas dimensões a sortes já apresentadas.

O recuar na cara do toiro como fazia com o "Distinto" e depois com a égua "Milagro", evoluiu depois para outra dimensão com o "Sueño", e ainda mais, actualmente com o "Fino".

A receber os toiros, evoluiu das sortes convencionais com remates em recortes que eram autenticos "parones" com o "Maletilla ", para sortes a receber dando vantagens aos toiros, e rematando as mesmas com os "Anejo" e "Lambrusco", em curto e de frente, dando a espádua ao toiro, executando auténticos capotazos - no que é novidade com o toiro no primeiro estado -, numa arte onde tudo parecia estar inventado.

Por fim, bandarilhar a duas mãos sem cabeçada, com o toiro no meio da praça a poucos metros de distancia, citando parado, avançando e recuando antes de executar a sorte como faz com o "Dolar" 'e também o sublimar daquilo que outros fizeram.

Uma das características do génio é a intuição: Ventura vê sem esforço o sitio e a distancia dos toiros, o que os outros só descobrem com grande trabalho e ás vezes nem assim.


Ventura é um génio, além de tudo o mais, porque a genialidade é a capacidade de realizar aquilo que existe no pensamento.