MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Como Moita da cruz viu a corrida do C- Pequeno--



DUARTE PINTO CANTOU DE GALO


Numa noite agradável de temperatura amena, realizou-se a corrida de ontem no Campo Pequeno, a tradicional corrida do emigrante.

Primeiro touro...Foi lidado por Andrés Romero, tendo recebido o que lhe coube em sorteio á porta gaiola, seguida de boa brega, tendo despachado os compridos em sortes á tira.Nos curtos executou sortes variadas do agrado do conclave, sendo muito ovacionado.
Este touro foi pegado por João Paulo Damásio (Grp do Montijo), á segunda, a qual resultou valorosa! Volta para ambos. A razão de ser Romero a abrir praça, resultou da confirmação da alternativa.

Segundo touro...lidado por David Gomes, para confirmação de alternativa, David realizou uma porta gaiola que saíu emocionate, pena o ferro ter ficado muito traseiro. o que tirou valor á mesma, tendo cravado mais dois compridos um deles com «batida». Nos curtos, em sortes a «cambio» e «piton contrário», com ladeares vistosos, levantou o público dos seus lugares.
Um reparo : Não se deve perder a cara aos touros, pois ontem este facto resultou numa colhida que poderia ter consequências graves.
Pegou Gonçalo Borges do (Grp de Moura) á primeira numa rija pega.

Terceiro touro....Rui Salvador que fazia nesta noite 34 anos de alternativa, enfrentou o inimigo com  duas tiras. Nos curtos apareceu a valentia e o seu vasto conhecimento, para executar os tais ferros impossíveis, que resultaram do agrado geral, com ovações constantes tendo assim obtido mais uma saboroso triunfo, que vai sendo habitual nesta época.
 Pegou o Cabo George Martins (Grp de Turlook) , que esperou uma barbaridade pelo o oponente, realizando uma pega fantástica.Este forcado californiano têm um par de braços invulgares!

Quarto touro...Lidado por Brito Paes, que mostrou cavalos óptimamente arranjados, e sua lide teve uma postura correcta, nos compridos. Nos curtos continuou a mosrar ser um bom lidador, com experiência e saber, tirando assim partido de um touro que foi um pouco a menos. Apesar desta contigenciia foi muito ovacionado
 Pegou José Pedro Suissa (G Montijo) á primeira.

Quinto touro....Não há quinto «malo», mas há. Este lidado por Manuel Telles Bastos, que tentou uma sorte de gaiola, que seria emocionante, se o touro não mudasse a sua trajectória. Nos ferros compridos, efectuou tiras de valor, indo de menos a mais. Nos curtos, a consumação do seu trabalho foi excelente, com ferros da marca da Torrinha, que levantaram o público dos seus lugares....
Rui Branquinho (G moura)  pegou á terceira numa brutal pega cuja primeira ajuda foi sensacional, merecendo acompanhar o cara, o que não aconteceu.

DUARTE PINTO CANTOU DE GALO!
No último touro da noite, num touro extraordinário, a lide de Pinto foi imaculada...la sua actuação começou com ferros compridos, dando todas as vantagens ao astado, de tal maneira que ao terceiro ferro já a música tocava em honra do cavaleiro.Tudo saíu perfeito...quando assim é pouco há comentar. Parabens Duarte!


Os touros Vale  SORRAIA, saíram magníficos! Não percebo porque as figuras rejeitam esta ganadaria pura portuguesa….