MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Crónica de Idanha- Uma noite para recordar...

A homenagem a Joaquim Bastinhas - ponto mais alto duma boa corrida- provou uma vez o respeito e o carinho que os aficionados têm por ele



Com praça cheia, um curro bem apresentado e de comportamento sério na generalidade, proporcionou uma boa corrida.



De salientar a dignidade e justeza nas homenagens sentidas, á banda Idanhense (130 anos de existência), aos 25 anos de alternativa de Tito Semedo, aos 10 de alternativa de M. Bastinhas e como ponto alto foi a homenagem ao reaparecimento do Maestro Joaquim Bastinhas nas arenas. J. Bastinhas continua a ser um toureiro que o povo admira e do qual sente a falta…
De salientar igualmente o bom gosto e originalidade dos presentes entregues aos homenageados ( Um Adufe), instrumento típico e histórico da região, bem com a interpretação da " Senhora do Almortão" que me arrepia sempre que a oiço…

Brilhante organização e publicidade da corrida.
Parabéns Dr. Luís Pombeiro, e eu enquanto teu amigo e aficionado quero agradecer-te pelo que fizeste pela FESTA.

TITO SEMEDO

Mostrou estar um toureiro diferente com a garra costumeira.
Na linha do que mostrou na Nazaré mas para melhor ainda porque redondo e sem mácula, desenvolveu um toureio pensado e com emoção, a que o público correspondeu com fartos aplausos.
Promete ser a melhor época da sua carreira…

J. MOURA CAETANO

Tocou-lhe o pior toiro da corrida, sem transmissão e a adiantar-se muito. Só num grande momento de forma dum toureiro e com uma variada e completa quadra de cavalos, se pode sacar êxito dum toiro desses.
J. M. Caetano esteve sempre por cima do toiro…

M. TELLES BASTOS

Uma lide correcta de principio a fim.
Sacou um cavalo novo de saída de ferro "Paim" que me impressionou pela positiva, mas foi nos curtos quando montado no "Diestro" ferro ( M. J. Oliveira) que atingiu os seus melhores momentos.

MARCOS BASTINHAS

Grande actuação, a que mais chegou ao público na noite de ontem.
Com um toiro a apertar que arreava forte depois do ferro, levou emoção ás bancadas, e depois a espectacularidade do seu desempenho fez o resto.
Bons compridos, óptimos curtos, tudo isto rematado com um par a duas mãos de correcta execução.

DUARTE PINTO

Uma actuação na linha da de Lisboa,
O classicismo mora com ele desde a lide, passando pela cravagem e terminando nos remates das sortes.
Afirma-se em cada corrida que passa por ele, como um notável embaixador do toureio clássico com marca pessoal…

VERÓNICA CABAÇO

Nos compridos esteve irregular, e nos curtos esteve em crescendo acabando com dois bons ferros.

FORCADOS - Santarém e Alter

 Destes dois grupos fazem parte vários elementos naturais de Idanha-a-Nova
Santarém - Francisco Graciosa (à primeira), Francisco Paulos (à primeira) e João Goes (à segunda, emendando Manuel Murteira, que se lesionou num ombro na primeira tentativa para pegar o quinto toiro da noite). 
ALTER - Filipe Ribeiro (numa dura pega à terceira, ao toiro manso lidado por Caetano), João Galhofas (à primeira, na pega da noite) e Diogo Bilé (à primeira).
Estava em disputa o Troféu "Município" para a melhor pega, tendo o mesmo sido outorgado ex-aequo aos dois grupos de forcados.