MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

"No hay quinto malo "- Moita da Cruz...



O SORTEIO DOS TOUROS

Resultado de imagem para sorteio dos toiros








Durante os séculos XVIII e XIX, era o ganadero que ordenava a saída dos seus touros, escolhendo a sua ordem de saída. Geralmente eram destribuídos os que o ganadero pensava que fossem os melhores para os melhores toureiros, prejudicando os «diestros» de menor qualidade. 
O ganadero não era um homem de campo, que se dedicasse únicamente á criação de gado bravo. Tinha personalidade e uma «aficion» responsável que defendia e cuidava. Elegia as corridas e decidia as que deviam ir esta ou aquela praça. Assim abria praça o touro de menos qualidade, ou trapio, e colocava os restante harmoniosamente de maneira tal que guardava o de quinto lugar, o que lhe parecia ser o melhor. Daí a expressão «NO HAY QUINTO MALO»

MOITA DA CRUZ