MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 17 de setembro de 2018

A última da Moita por Moita da Cruz...




A ÚLTIMA DA FEIRA DA MOITA
Como anunciada realizou-se na noite de sexta-feira a última corrida da Feira Moitense de 18.
INTRUDUÇÃO..

A Praça de Touros da Moita, estava desde alguns anos a esta parte, uma praça queimada. Rafael Vilhais, tentou em 17 dar um empurrão, para que aficion da Moita acordasse e se lembrasse de tempos de antanho. Tal não conseguiu, e teimosamente voltou em 18, dar o tal empurrão o que conseguiu em parte.Em boa hora o fez, pois já tirou água do poço.

A CORRIDA :

Alternativa de VERÓNICA CABAÇO....começou a cerimónia do costume.
A cavaleira vestindo uma linda casa, toureou a gosto, aguentando fortes arreões de um touro complicado e incerto nas investidas. Não aconteceu uma collhida grave por milagre. Verónica não se acobardou, continuando uma lide correta, sendo muito ovacionada.

ANA BATISTA....Recebeu um touro 650k de António Silva, que saíu com problemas de locomoção, que não foram vistos pelo veterinário, Dr. Jorge Moreira da Silva, pois deve ser mais entendido em cães e gatos do que em touros e cavalos....enfim. Este touro levou mais de uma hora a recolher«uma tragédia»! Foi substituído por um Passanha, que não entrou em concurso.
GILBERTO FILIPE...saíu-lhe em sorte um de Veiga Teixeira, com o peso de 560 k. Gilberto, resolveu a papeleta com desembaraço e conhecimentos. que agradaram ao público em geral mas não ao aficionado.

ANA BATISTA...com um Passanha extra-concurso, pesando 525k, andou diligente dentro da sua veterania, aonde os problemas se resolvem com facilidade. Muito aplaudida.

FILIPE GONÇALVES
...com um Veiga Teixeira de 560k., praticou um toureio mais modernista, usando óptimos cavalos, ligando-se bem ao oponente, com conhecimentos dos terrenos que pisa, saindo as sorte emotivas. No final da lide utilizou um cavalo que anda de pé que emocionou parte do público, exagerando no mesmo número.
ANDRÉS ROMERO...recebeu o inimigo á porta-gaiola, utilizado a jaqueta para o levar na sua perseguição que resultou de belo efeito sendo do agrado geral. Continuando sua lide de forma correcta, não exagerando no «caballismo». pelo contrario mais aportuguesado..caíu no goto dos assistentes.

ANTÓNIO PRATES...está no bom caminho para uma alternativa condigna, mostrando óptimos cavalos e comunicando com facilidade com o conclave.

FORCADOS..Évora e Alcochete....foram seu executantes ANTÓNIO TORRES, JOÃO GURREIRO, JOSÉ MARIA PESSANHA, VITOR MARQUES, MANUEL PINTO, RICARDO SOUSA e PEDRO GIL, que saíu lesionado.

MOITA DA CRUZ