MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 23 de setembro de 2018

Crónica de Elvas - Corrida do semanário "olé !!!"...

Uma corrida cheia de sentimento com praça esgotada desde as primeiras horas da manhã

















Ver reaparecer Joaquim Bastinhas na sua terra depois do que lhe aconteceu e com a vitalidade com que o fez, ver reaparecer Paulo Caetano num registo como se nunca se tivesse retirado e sentir pelas actuações dos descendentes destes dois Mestres que o futuro das duas escolas está assegurado, foi a força que realizou o pleno dos aficionados.
Os Mestres fizeram excelente uso da sua maestria, os toiros bem apresentados corresponderam, e os discípulos deixaram transparecer com personalidade e clareza as fontes onde beberam.
Repito uma vez mais o que já escrevi noutras ocasiões: Não se pode comparar o Cristo de Vellasquez com o Cristo de Dali, que sendo duas obras marcantes são diferentes...
Esta foi a 3ª corrida do jornal "olé!!!". Na 1ª esgotou, na 2ª encheu e nesta edição esgotou de novo. O que quererá dizer este facto ???

PAULO CAETANO

Esta frase típica do Mundillo - Actuação redonda - teve ontem no desempenho de Paulo Caetano o sentido certo. A sua postura desde a forma como pegou nas bandarilhas á moda antiga, afastando o ferro do cavalo mantendo-o na perpendicular, sendo o seu toureio pausado calibrando distâncias e sitio, para depois surgirem os ferros de forma natural, com o devido sentido.
A verdade imperou a par da emoção em toda a ferragem da qual destaco o 2º comprido e os dois últimas curtos que surgiram dum tércio de bandarilhas que decorreu em crescendo.
Se como alguém disse - O toureio é a arte do efémero, pois um pintor pode fazer vários ensaios, um escritor pode fazer um rascunho, corrigir ou republicar, a um toureiro não é dada uma segunda oportunidade na arena,  Paulo Caetano neste dia não precisou de ensaios ou rascunhos porque com um só traço compôs um quadro brilhante e escreveu com frases seguras uma página linda na história da arte de tourear.

JOAQUIM BASTINHAS


A
força a deste homem que se apresentou renascido, com se nada se tivesse passado de grave na sua vida, foi impressionante e comoveu todos os presentes.

A mesma alegria contagiante que invadiu e continuará a invadir as praças de toiros de Norte a Sul do País, esteve presente como também esteve presente a sua habitual entrega, o ritmo (tão importante no mundo de hoje), a toureria, e neste dia marcou ainda uma maior aproximação á verdade, com um notável sentido de lide.
Joaquim Bastinhas mostrou que é preciso ter alma de toureiro… pra continuar sentindo o toureio… todos os dias...pra toda vida!
A presença de tantos companheiros nesta corrida foram a prova provada do seu companheirismo e da forma como sempre andou de bem com a vida…
É muito difícil manter a serenidade como fez Bastinhas, perante um tal turbilhão de emoções…

J. MOURA CAETANO

O 1º que lidou tardo nas investidas complicou a ferragem, mas o "hidrogénio" mesmo assim, mostrou a qualidade que lhe começa a ser reconhecida permitindo ao cavaleiro alguns bons ferros.
No 2º toiro, começou com dois compridos de eleição ( principalmente o segundo), a que se seguiu uma excelente série de curtos em crescendo, rematando com 3 palmitos que o público aplaudiu com entusiasmo.

MARCOS BASTINHAS

Plagiando Paulo de Carvalho direi:

10 Anos é muito tempo
Muitos dias, muitas horas a treinar e tourear
10 Anos é muito tempo

Deste tempo inteiro que eu vos quero dar…

Foi esta mensagem que o Marcos fez passar, com duas boas actuações feitas de tudo o que de melhor tem para oferecer. Sortes bem executadas, bons ladeares e um contacto permanente com o público. 


FORCADOS:

Amadores de Évora e Académicos de Elvas pegaram dois toiros á 1ª e um á 2ª cada grupo.

PS: No Final, cavaleiros e forcados foram chamados á praça em ambiente de grande apoteose..