Há uns anos atrás, com o capote os matadores limitavam-se a desenhar "Verónicas, Delantales e raras vezes Chicuelinas e pouco mais". Roca Rey aportou ao toureio os lances por Gaoneras, Tafalleras e toda uma panóplia de lances que estavam no esquecimento, para gáudio dum público adormecido. Começou a receber os toiros por trás das costas mudando a viagem várias vezes durante a investida, executa passes em redondo começados igualmente por trás das costas. Enfim... modernizou impressionando…
O padrão da arte moderna do Peruano em todas as suas vertentes, tem como principal característica o rompimento com padrões. Assim, representa uma revolução estética sendo um marco no campo da arte tauromáquica, transformando radicalmente ao quebrar com formalismos, inclusivamente atingindo com a enorme valentia estruturas que arrebatam os aficionados.
Tal como na pintura impressionista ( movimento cultural do sec ) não devem ser obtidas lides só esteriotipadas. Pelo contrário, devem ser puras as suas lides, ao sabor da inspiração . Será o aficionado que, ao admirar o toureio, combina a técnica e a valentia, obtendo o resultado final. A mistura deixa, assim de ser só técnica para ser também óptica.
Pelo exposto, Roca Rey conjuga a arte moderna com o impressionismo e esse é o seu segredo...