MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 11 de agosto de 2019

Crónica da Figueira - Triunfos de R. Salvador e da Ganad Santos Silva...

Rui Salvador, tal como na véspera em Idanha, voltou ao seu melhor nível e da Ganadaria Santos Silva foi lidado um toiro (sobrero) digno duma Ganadaria de postim…

Resultado de imagem para cartel figueira da fozResultado de imagem para ganadaria santos silva



Os toirosde da prestigiada ganadaria de "Falé Filipe" , bem apresentados, não saíram fáceis…
O toiro de "Santos Silva" foi bravo e teve chama. Arrancava-se de toda a parte, teve classe no capote e não fez nada feio.

RUI SALVADOR

Grande actuaçao na sequencia da que tivera na véspera em Idanha, "sortesdegaiola" saúda e agradece o regresso do maestro de Tomar ao seu melhor nível.
Com Rui Salvador ao seu melhor nível, a FESTA fica mais rica, porque o seu estilo personalizado e único não é comparável…

ANA BATISTA

Está num grande momento como provou ao lidar com efectividade um toiro com problemas, A classe costumeira esteve sempre presente e o cavalo ferro "Qtª da Foz" evolui a olhos vistos do bom para o óptimo…

J. MOURA CAETANO

Bailou com a mais feia. Tocou-lhe o pior toiro da corrida - tardo e sem transmissão -  e tudo fez para tiar o que não havia, ainda assim são seus os melhores compridos da noite..

ANDRÉS ROMERO

Com o melhor toiro do curro de "Falé Filipe", teve talvez a melhor actuaçao que lhe vi no nosso País, embora aqui e acolá com excessos de espectacularidade  gratuita, porque fora do toiro, que nada acrescentam á essência do toureio..

DAVID GOMES

Com um toiro que não foi fácil, praticou um toureio pensado dando expressão aos seus dotes de cavaleiro. Os andamentos das montadas viram-se definidos, passo foi passo, trote foi trote e galope foi galope, sem chouto nem movimentações não cadenciadas.
As correrias de um lado para o outro, em sucessivas passagens em falso com a intenção de colocar o toiro em sorte, deram lugar á observação pausada e á brega justa, sem mais nem menos que o suficiente para que o toiro ficasse nos terrenos eleitos pelo lidador.
As sortes tiveram principio meio e fim. Citou, desenhou bem as viagens, rematando as sortes como mandam as regras  e neste momento é importante lembrar que o remate, é um dos tempos da sorte que tão arredio anda das praças de toiros, porque para muitos a preocupação maior é a busca dos aplausos, esquecendo-se assim que sorte que não é rematada não está concluída.

ANTÓNIO PRATES

Cravou ferros empolgantes mostrando assim todo o valor que já lhe é reconhecido pelos aficionados em geral. O excesso de entusiasmo, leva-o no afã de estar cada vez melhor, a situações de compromisso compreensíveis que com o tempo se irão esbater.   


FORCADOS:

Grupo de Montemor - João Maria Vacas de Carvalho, José Maria Vacas de Carvalho e António Calça e Pina, em consumações ao primeiro intento.
Grp do Aposento da Moita, pegaram Fábio Matos, ao primeiro intento; Martím Cosme, ao segundo, com uma excelente ajuda de Martím Afonso Carvalho e, João Gomes, também à segunda tentativa.