MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 9 de julho de 2016

Pamplona - História dos encierros...

História dos encierros em Pamplona...



As origens do festival de San Fermin remonta à Idade Média e estão relacionados com três celebrações: cerimônias religiosas em honra de San Fermin, intensificou-se a partir do século XII, feiras e touradas, documentado desde o século XIV. No início, a festa memorial de San Fermin foi celebrado em 10 de outubro, mas em 1591 o povo de Pamplona, ​​cansados ​​de mau tempo, decidiu mudar a data original de julho e, para coincidir com a feira. Assim nasceram o San Fermin. Em sua primeira edição que durou dois dias e contou a chorar, músicos, torneio, teatro e touradas. Posteriormente, eles foram adicionados outros eventos, como fogos de artifício e danças, e durou até o dia 10.
As crônicas dos séculos XVII e XVIII falar de atos religiosos com músicos, dançarinos, gigantes, torneios, acrobatas, touro e touros e preocupação de abuso do clero em beber e deboche de homens e mulheres jovens. Também relatam a presença de pessoas de outras terras com seus shows foram "cidade do divertimento". Assim, durante o século XIX havia parques de diversão curiosos como o canhão mulher, animais exóticos ou figuras de cera, enquanto a estréia Giants bigheaded, kilikis e zaldikos. Por outro lado, a ausência de cercas dupla em confinamento fez com que muitas vezes eram eles para escapar dos touros pelas ruas da cidade.
No século XX, os Sanfermines atingiram o seu pico de popularidade. O romance "The Sun Also Rises" ( "Fiesta"), escrito por ERNEST  HEMINGWAY em 1926 encorajou as pessoas de todo o mundo para participar nas celebrações do Pamplona. Em adição, nos novos elementos do século passado, como o Riau-Riau, suspensas desde 1991, o Chupinazo, ou o programa cultural foram incorporados.