MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Pamplona - Chupinazo - saiba o que é..

Chupinazo ou txupinazo é a designação dado em Espanha ao foguete pirotécnico disparado para assinalar o início de uma festa, espetáculo ou outro acontecimento especial.

Em Pamplona:
O chupinazo mais famoso do mundo é provavelmente o que é lançado ao meio-dia de 6 de julho de cada ano de uma varanda do Ayutamento para assinalar o início das Festas de S. Fermin ( Sanfermines).

 O acontecimento atrai milhares de pessoas, que enchem não só a pequena praça onde se situa o ayuntamiento, como os locais onde são instalados écrans gigantes ao ar livre que transmitem a cerimónia em direto. O evento é igualmente transmitido em direto pela televisão