MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Crónica de Évora- Forcados derramaram Sentimentos...

Esta corrida ficou marcada e muito, pelo derrame de dignidade, paixão, saudade, respeito e solidariedade, dos Grupos de Forcados Amadores de Évora e Alcochete..

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé


O curro de "M. Guiomar Cortes de Moura"  ( MURUBENHO), de apresentação irreprensivel, como todos os toiros deste encaste, tinha que ser toureado de determinada maneira.

Escolher bem os terrenos era condição necessária, mas mais que tudo era fundamental acertar nas distâncias e no deixar-se ver, para assim os toiros se fixarem.

No toureio apeado, um toiro "J. Pedro Domecq", não se toureia como um Vitorino nem como um Miura...   

J. MOURA CAETANO 

Deu aos toiros as lides correctas, no que toca ás distancias ( em Curto) e ao deixar-se ver, e assim conseguiu belissimas séries de curtos, conseguindo ir buscar com batidas muito cingidas, emoção ás investidas dos oponentes, com raras saídas em falso.
Ao lidar de forma repousada com várias baixadas de descontracção, poupou os toiros a correrias que não os ajudavam dado o peso destes,,,
Com o "Temperamento" conseguiu os melhores ferros curtos da noite e com o Aramis os melhores compridos da corrida....

J. MOURA jr

Esforçado e valente como é seu timbre, tentou impor o seu toureio atacando o toiro de longe, o que nem sempre conseguiu. 
Brilhou quando os toiros o permitiram, nos ladeares que são marca da casa e cravou alguns bons ferros dos quais me recordo de dois no 2º que lidou.
O cavalo novo de ferro "D. Ventura" mostrou que pode ser um bom reforço da sua quadra,,,

J. R. TELLES jr

Direi deste cavaleiro que atravessa um momento notável, práticamente o mesmo que disse do anterior.
A meio da série de curtos no 2º que lidou, tomou e bem a decisão de mudar de registo de toureio para distâncias mais curtas, só que por azar o toiro rachou-se...

FORCADOS

Não falarei das pegas em si, porque houve coisas mais importantes e inesqueciveis.

Os grupos entraram em praça carregados de sentimento, em que a jaqueta que o cabo do Grupo de Alcochete transportou ao ombro representava a presença de Fernando Quintela. Seguiu-se o minuto de silencio no qual surgiu um trompetista interpretando o "SILENCIO" , arrepiando todos os presentes, perfilando-se de seguida o Grupo de Évora para que os Alcochetanos, embora menos antigos passassem á sua frente. Saíram os dois  cabos abraçados num momento único e singular...

Não tenho porque não sou capaz de acrescentar mais nada, mas também julgo não ser preciso,,