MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Vila Boim- Carta L F. Carvalho e M. Rovisco...

Carta a Luís Fernando Carvalho e Manuel Rovisco...

Meus queridos amigos, Portugueses de lei :




A festa de vila Boim que sem vocês não existia, é uma lufada de ar puro num mundo conturbado como é o mundo taurino. Ali não há interesses, não há guerras, não há rivalidades, nem gente com ânsia de protagonismo bacoco. Ali tudo é Português numa simbiose de amizade e convivio são, que escorre do sentimento de todos os que ali se deslocam, fazendo lembrar as velhas romarias na alegria, na música e na forma como as pessoas se despem de preconceitos para viver aqueles dias, longe de preocupações e tormentas.

Há no entanto uma verdade que não pode ser contestada, que é o facto, de sem vocês nada disto ser possivel. O vosso trabalho, que é muito, a vossa entrega, a vossa generosidade e o vosso entusiamo, fazem nascer do nada, aquilo que todos os que ali se deslocam podem usufruir.
Não é fácil encontrar gente que se entregue de alma e coração, a uma causa benéfica, assim sem mais nada...

Aquela festa, faz-me lembrar o estribilho de um fado, que reza assim: " Tudo ali é Português / Tudo ali vive contente / Vive o pobre e o burguês / É pequenina ialvez / Mas cabe lá toda a gente....

 Vocês são os principais obreiros deste acontecimento que vai marcando época após época, as temporadas tauromáquicas, não acabem nunca com esta festa, porque será uma perca cultural se isso um dia acontecer...
 Vocês trazem-me á ideia mais um recorte de um fado :

Neste País
Onde longe nos mataram
Um Rei e um Povo
E a Vontade de Viver

Ouvi que riam
Ouvi também que choravam
Mas que cantavam a alegria e o sofrer

Doce País, aquele que lembra a saudade
Triste País aquele que podemos ver...

Ser vosso amigo, compartir com vocês momentos bons e maus da vida, e assistir á vossa entrega a uma causa benéfica e a um derrame desinteressado de Portugalidade, é uma subida honra.

Obrigado caros amigos, Portugueses de lei.

João Cortesão