MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Corrida dos Joões - Origem do nome JOÃO....

João é um prenome muito comum na língua portuguesa e sua versão feminina é Joana. Este nome deve a sua popularidade a dois personagens do Novo Testamento, ambos santos muito reverenciados. O primeiro foi João, o Batista, um eremita judeu considerado o antecessor de Jesus Cristo. O segundo foi São João Evangelista, um dos doze apóstolos de Cristo, autor do Evangelho Segundo João e do livro da revelação apocalíptica.


O nome João tem sua origem etimológica direta no latim Ioannes que, por sua vez, é derivado do grego Ιωάννης (Ioánnis). Todavia a origem etimológica primitiva encontra-se na língua hebraica no nome יוחנן (Yôḥānān), forma reduzida de יהוחנן (Yəhôḥānān).

O significado da forma hebraica de João é "Deus é propício"1 , "Deus Mostrou Favor", "Deus Foi Clemente" ou "Graça Divina".

O nome é uma junção das palavras hebraicas YHVH (tetragrama que representava o nome de Deus para os antigos hebreus, cuja pronúncia mais aceita é Iavé) com a palavra chanan, que significa graça, e que unificadas resultam em Yochanan.

Conforme a Concordância Strong (H2603), a palavra Chanan significa literalmente "graça, benção ou misericórdia). Uma transliteração do hebraico Yochanan para a forma latinizada seria a junção das palavras Deus (latim, Theos) e graça (gratia), oque aproximadamente resultaria em Teográcio ou Teograciano.