MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Já nasceu o Centro Interpretativo Tauromáquico de Monforte...




Decorreu no dia 3 de Agosto a assinatura do contrato programa e o arranque oficial das obras do Centro Interpretativo Tauromáquico de Monforte. Estrutura orientada para a dinamização, organização e valorização de actividades relacionadas com a tauromaquia, enquanto entidade representativa da cultura local, regional e nacional. Este espaço pretende ser um local inovador ao nível nacional, transmissor de cultura tauromáquica e de valores enraizados na história e na memória de uma região. A edificação deste Centro Interpretativo surge como uma necessidade evidente de aproveitar os recursos locais e dinamizá-los como uma mais valia para diferentes sectores como o turismo, a economia e a cultura.

Este local será um espaço vivo e aberto que pretende oferecer a todos os públicos uma importante diversidade de conteúdos sobre a tauromaquia, através de parcerias com outras entidades locais, regionais, nacionais e internacionais. É objectivo da Câmara que seja um espaço de exposições, debates, convívio e divulgação da cultura histórica e social do Concelho de Monforte.

Neste local o Grupo de Forcados de Monforte também terá o seu espaço para que ali possa criar a sua sede.

Usaram da palavra além do edil de Monforte, o Engº Ricardo Carrilho e a Dra. Leonor Barradas, esta responsável pela actividade do Centro Interpretativo. A população marcou presença na abertura oficial, bem como o cavaleiro Paulo Caetano, a empresa Toiros+ (Lúcia Loureiro e Henrique Gil), alguns campinos, forcados, aficionados e público anónimo