MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Crónica do Festival de Mourão...



Como sempre montado com bom gosto aliado a vários motivos de interesse, o festival não defraudou..

Ficaram para a história, a seriedade de DUARTE PINTO, o desembaraço de JOANA ANDRADE. a Toureria de FERRERA, apontamentos da arte de MORA, o profissionalismo de CASQUINHA e a alegria e bons modos de JANITO, além da prestação digna do Real Grupo de MOURA...

Os Novilhos "GRAVE cumpriram na generalidade, destacando-se o ùltimo.

CASA ESGOTADA !!!...
DUARTE PINTO

Perante o maior da corrida ( e o mais velho), que não transmitia, desenvolveu uma lide correcta em que procurou sempre dar vantagens ao astado. Nos curtos não podia estar melhor, e dos cinco que cravou, 4 foram extraordinários dentro do possivel e só um não atingiu esse nivel.
Duarte Pinto cada vez mais um toureiro para aficionados....

JOANA ANDRADE

Embora diminuída fisicamente ( deu a volta á arena apoida numa canadiana) desenvolveu um toureio alegre e terminou com um violino de boa execução. O novilho saiu com pata, mas a cavaleira mesmo sbendo que estava numa arena de dimensões reduzidas, deu a volta a problema e impôs-se.

António Ferrera

"Chama-se António Ferrera e é toureiro de Verdade".

Viveu todos os momentos do festival com se fossem seus, toureou de capote com bom gosto, bandarilhou com á vontade e a espectacularida que o impôs como grande figura desse tércio, e na muleta deu a volta ao novilho de menos qualidade dos 4 da lide apeada, acabando por conseguir que ele investisse ao ganhar-lhe o sitio.

David Mora

Alavancou ao espectáculo, momentos de arte.  Mostrou a sua finura de toureiro mas não teve uma tarde redonda.

N. CASQUINHA

Depois de tudo o que tem vindo a público da sua estada no PERÚ, era grande a curiosidade de o ver.
Toureou bem, mostrou que está toureado e que tem o seu lugar no nosso País. É um toureiro que agrada, decidido e alegre.

EL JUANITO

Não acusou a resposabilidade e mostrou que tem maneiras. Criou empatia com o público ( e isso não se ensina) teve bons momentos com a muleta. Pode estar na forja um toureiro. Eu acredito...

O Real Grupo de Moura pegou bem os 2 toiros que não apresentaram problemas. Mais não lhe era exigido...