MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Colóquio...

Musealogando, com Marco Gomes e Rui Casqueiro.


Iniciativa inédita ocorreu no museu municipal Sebastião Mateus Arenque em Azambuja, e que levou até aquela localidade o portalegrense Marco António Gomes, para falar de um tema que lhe é particularmente familiar, o coleccionismo taurino.

Nessa noite, Marco Gomes “partiu cartel” com o presidente da tertúlia Festa Brava, Rui Casqueiro, o director do museu Dr. José Pereira, o vereador da cultura António Amaral e alguns aficionados, que em noite tertuliana falaram de uma temática que a todos agradou.

Após as apresentações dos palestrantes, Rui Casqueiro falou da sua obra de reconstrução da Tertúlia Festa Brava, que foi decimada por um incêndio, e que agora renasce das cinzas, por outro lado Marco Gomes falou do seu percurso enquanto coleccionista taurino, da importância da preservação documental e de como se fez um dos grandes coleccionadores portugueses. Para ilustrar o seu testemunho, levou algumas das suas peças mais emblemáticas, sendo que algumas farão parte do seu futuro museu particular a nascer em Alter do Chão.