MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Crónica de Elvas (Marco Gomes)...


Em Elvas viram-se a irreverência, sapiência e virtuosismo ...



Corrida de touros de caracter benéfico para a APPACDM (Elvas), em que os P
assanha serviram na globalidade. A sapiência e vontade de João Moura em demonstrar que é uma grande figura viu-se na forma como abordou as farpas, e nos curtos em sortes cambiadas, agradou ao conclave.

O profissionalismo de Joaquim Bastinhas, que teve de por “briga” num toiro que cedo buscou tabuas, e no Oliveira Martins atingiu a popularidade que lhe é reconhecido no palmo e par de bandarilhas.

O Tito Semedo, teima em afirmar-se na busca de um lugar entre os primeiros, fá-lo com entrega e recebendo o oponente à porta dos sustos, cedo demonstrou que vinha com entrega total à lide. No segundo curto dá a primazia da investida ao oponente e isso o público gosta, rematou com os violinos.

O Rui Fernandes, recebeu em porta gaiola, e elevou alto a fasquia da segunda parte. Tanto em remates com piruetas das montadas, como brega em terrenos cingidos, Rui Fernandes veio motivado do corte de orelha em Sevilha.

O virtuosismo de Moura Caetano foi superior ao toiro que lhe tocou. Soberbo nos compridos, inexcedível na brega dos curtos e rematou com as bandarilhas curtas, para agrado do conclave.

A irreverencia de Marcos, marcou a noite pela positiva, com a segunda farpa à tira, ladeios na brega e um par com o toiro muito fechado em tabuas.

Forcados de Alter com George Nagy e Diogo Bilé, de Elvas com António Machado e José Guerra e os do Redondo com Sérgio Passos e Carlos Pome.

Marco António Gomes