MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Paco Nieves - Um cavaleiro Mexicano em Portugal...



 

Paco Nieves é um cavaleiro Mexicano, neto de um emigrante Português que rumou para aquele País com Mestre Pedro Louceiro. 
Paco Nieves debutou no México em 2013, num pueblo de San Francisco Potossi, e ao querer lvar o mais a sério possivel a arte de tourear a cavalo deslocou-se ao nosso País, onde estão raizes familiares, e porque sabe que aqui é a Pátria do Toureio a cavalo.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 











Francisco António Delgadillo Nieves tem 20 anos e é natural de S. Luís de Potosi. A sua referencia no toureio e seu mestre foi  e é Pedro Louceiro e a sua concepção da arte de tourear a cavalo, diz ser sul -americana, ou seja baseada no ritmo e reportório porque  pensa que o toureio acima de tudo é espectáculo.

A sua apresentação  na garraiada da Queima das Fitas de Coimbra, causa-lhe grande ilusão, pois imagina o que é uma praça esgotada com 5.000 jovens para o aplaudir, num espectáculo de tradição secular oonde nos seus principios tourearam figuras como Mestre David Ribeiro Telles, Mestre Batista, Luís Miguel da Veiga, Zoo, João Moura, etc, etc, tc...

Alternar com um Espanhol e uma Portuguesa entusiasma-o, por pode ver em confronto 3 conceiptos de toureio...