Contente: existe uma aparência suave nos olhos e todos os seus músculos estão relaxados por completo. Suspirar, lamber os lábios e relaxar a boca também podem ser indicativos desse estado emocional.
Relaxado: quando o cavalo está totalmente à vontade, olhos parcial ou totalmente fechados, cabeça baixa e músculos relaxados.
Aborrecido/Estressado: o cavalo pode fixar suas orelhas, torcer ou agitar o rabo e ter um olhar mais rígido. Ranger os dentes, evitar as mãos do cavaleiro ou treinador ou suas ordens quando sobre a sela. Geralmente seu corpo inteiro apresenta uma rigidez.
Agressivo: o cavalo fixa suas orelhas e pode entortar seu lábio superior. Ele balança seu traseiro para quem está tentando controlá-lo e costuma olhar fixamente para seu olho. É como se ele quisesse dizer: “Saia do meu caminho!”.
Com medo/Ansioso/Nervoso: É típico que o cavalo erga a cabeça e seu pescoço o mais alto possível e seus músculos ficam tencionados. Ele pode ficar trêmulo, seu rabo fica colado aos seus membros posteriores, inquieto andando em círculos e ele pode ranger os dentes.
Alerta/Focado: As orelhas estão apontando na mesma direção que seus olhos. A cabeça e o pescoço ficam erguidos, seu olhar brilha e o rabo pode ficar levantado.