MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Morreu o Eng. José Andrade...

Noticia do Almerinense:
O Engº. José Andrade morreu, esta terça-feira, 3 de abril, vítima de doença prolongada.
José Joaquim Lima Monteiro de Andrade nasceu no Vale de Santarém, na terra da mãe, no cumprimento de um ritual familiar tradicional. Filho, neto, bisneto e trineto de almeirinenses licenciou-se em engenharia pelo Instituto Superior de Agronomia. Acumulou à sua vida de agricultor, diversas atividades profissionais, políticas e associativas.
Foi professor na Escola de Regentes Agrícolas de Santarém, deputado da Assembleia da Republica na 1ª legislatura  e ainda Presidente da Feira Nacional da Agricultura. Fundou e foi primeiro Presidente do Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas e ainda responsável pelo lançamento e execução do Parque de Exposições de Santarém, atual CNEMA.
No Associativismo, foi Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e membro do Praesidium da Confederação das Organizações Agrícolas Europeias(COPA). Foi nomeado Cônsul Honorário de França no Ribatejo.
Em 2001 foi condecorado pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, com a  Grã Cruz da Ordem de Mérito Agrícola, Industrial e Comercial (Mérito Agrícola).
José Andrade a propósito do seu livro “O Espírito de Almeirim, um desafio” – Edição da Santa Casa da Misericórdia de Almeirim que era “um contributo sério, mas simples e objetivo, precisamente, para uma melhor apreensão da história da evolução de Almeirim, desde a sua fundação, até ao século vinte e do seu importantíssimo papel na história de Portugal, como centro de decisão política, de dinamização cultural e motor do desenvolvimento económico”.
O corpo do Engº. José Andrade estará na Capela Ermida de Nossa Senhora do Calvário (Largo do Calvário, Almeirim) pelas 15:30horas do dia 4 de Abril. Será celebrada a missa de corpo presente às 18:30horas do mesmo dia, e seguirá no dia seguinte para cremação.