MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 18 de maio de 2018

Crónica do C. pequeno- Director de Corrida tipo "Bruno de Carvalho"...

O sr. Tiago Tavares quis ser figura numa corrida em que triunfou J. Moura Caetano - pese embora as boas actuações de A. Ribeiro Telles e P. Hermoso de Mendonza- e em que os forcados estiveram em grande Nivel.

Resultado de imagem para joao moura caetano

O senhor Director de corrida passou-se, ou então esteve a dormir até ao 3º toiro. foi contestado por não permitir a volta á arena a A. Ribeiro Telles no seu 1º toiro depois de uma lide correcta em que levou um toque no último ferro por arriscar em demasia.
No 3º da tarde (1º de Moura Caetano) o escândalo foi total, não permitindo a volta ao cavaleiro que teve uma excelente actuação na qual cravou os melhores ferros da corrida ( o 2º comprido é de Antologia), sujeitando-se o sr. director a insultos vários, que dada a minha idade e consequente défice auditivo não percebi soando-me só a que terminavam em "ão" e "uta"...
Quanto aos cavaleiros, atribuo o triunfo a Moura Caetano porque para mim a emoção e o risco são componentes essenciais do toureio.
Glória aos Forcados que tiveram toiros á séria pela frente....

A. RIBEIRO TELLES

Se no 1º toiro esteve correcto, não chegando tanto ao público como lhe é habitual, no 2º roçou o seu melhor nível e só nao esteve melhor porque o toiro não transmitia muito...

P. HERMOSO DE MENDONZA

Duas actuações tipo deste rejoneador. Sortes bem desenhadas, boa equitação apresentada, em lides previsíveis sem rasgos de improviso e deficitárias de emoção. De destacar o seu 2º comprido no 1º que lidou do melhor que lhe vi nos últimos anos, mais um curto ainda no 1º toiro e mais outro curto no 2º toiro mas que não tiveram sequência voltando de seguida a aliviar  as sortes.
Hoje li que P. Hermoso disse : "O meu toureio nunca passará de moda". A propósito recordo Coco Chanel que disse : "La mode se démodé le Style Jamais"...
Efectivamente a moda passa de moda, mas será que Hermoso de Mendonza tem um estilo próprio??? Ou será uma nova edição de Moura, Buendia e Vidrié ??? ..

J. MOURA CAETANO

Carregou de emoção as suas actuações que se desenvolveram em crescendo. No 1º Toiro com 3 compridos aguentou de praça a praça numa sorte que é sua imagem de marca, para nos curtos dar de menos a mais a maior dimensão ao temple e ao risco. No 2º bregou como se impunha, arriscou o que podia, tudo isto em plano de mestria com total segurança...
A forma como andou com repouso nas bregas, transmitiram classe e toureria, sendo fiel interprete duma equitação que faz escola..

FORCADOS: 

GRP de LISBOA - Boas pegas por Martim Lopes á 1ª, Duarte Mira e João Varanda á 2ª, superiormente ajudados . 


GRP de CORUCHE -  Noite de respeito para este grupo que provou estar á altura de ombrear com os melhores - Miguel Ribeiro Lopes e João  Prates, à primeira tentativa, sendo que o último toiro, precisou de ‘algumas’ tentativas para que se efectivasse a pega. António Tomás dobrou o inicial intento de Miguel Raposo, numa rara manifestação de valentia.