MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 22 de maio de 2018

Todas as artes evoluem, a do toureio também...

A arte é datada desde a Antiguidade, e daí para cá evoluiu em todas as suas manifestações

Resultado de imagem para a evolução das artes
A palavra ‘arte’ teve diversos significados durante a história. A discussão, sempre presente para os pesquisadores do tema, é se a arte é uma forma de criação ou uma imitação. Certo mesmo é que, a arte foi dividida em categorias usadas até hoje: pintura, literatura, música, escultura, arquitetura, tauromaquia e outras. As definições de arte têm sofrido mudanças ao longo do tempo, as categorias são constantemente reordenadas a fim de se compreender melhor como a arte é concebida pelos seus praticantes.
Resultado de imagem para a evolução da arte da pintura
Depois do século XIX, a arte plástica  passou a ter um objetivo: retratar a beleza, passou-se então a valorizar e a subdividir a arte em estilos, tais como: barroco, gótico, romântico, dentre outros.
Resultado de imagem para a evolução da arte da dança
A dança, a par da música, é provavelmente uma das artes mais antigas que se conhece.
No início dos tempos era encarada de uma forma muito séria, usada como forma de orar e pedir coisas aos deuses. Evoluiu do significado mais religioso e por vezes mágico que tinha, para o registo lúdico como acontece hoje em dia.
Resultado de imagem para a evolução da arte do canto
As primeiras noticias que conhecemos sobre canto são do século IX e são de Guido D’Arezzo dono da nomenclatura das notas musicais que conhecemos hoje. O canto foi se desenvolvimento em diversas maneiras adequando-se socialmente. O canto começou por estar presente na rua e nas encenações teatrais. Hoje vemos a evolução do canto a todo o momento evoluindo nas formas de cantar, e nos ritmos.
Podia dissecar de forma ligeira todas as outras artes, como fiz com a pintura, a dança e o canto, mas vou-me concentrar nas artes tauromáquicas pois são estas que me interessam para completar o raciocínio que me levou ao título desta croniqueta.
Resultado de imagem para a evolução das sortes do toureio a cavaloResultado de imagem para a evolução das sortes do toureio a cavalo

As origens da relação do Homem com o touro perdem-se na História. E a prova-lo estão as várias manifestações de arte rupestres do Paleolítico Superior, como por exemplo - Foz Côa (18.000-15.000 A.C.) e em França - Lascaux (15.000-13.000 A.C.), que expressam a relação de admiração e veneração do Homem pelo touro que conduziu ás artes tauromáquicas. As touradas como as conhecemos hoje nasceram no período do "ILUMINISMO" entre o século XVII e XVIII.
O toureio a cavalo evoluiu tanto que no início do Século XX equacionava-se a possibilidade de cravar os ferros “De Caras”. Essa é hoje, uma possibilidade absolutamente superada.

Por outro lado, também se questionava a viabilidade de cravar os ferros em sortes ao “Piton Contrário” ou a “Câmbio”. Hoje essa é também uma questão completamente ultrapassada.

Em suma, são realidades de duas épocas separadas por 100 anos, e é isto que os fundamentalistas não compreendem...
Resumindo, sou de opinião que o verdadeiro artista deve preocupar-se sem dogmas( os dogmas são para quem não quer compreender a evolução), mas sim com a beleza e a estética impregnadas de emoção e sentimento, que forem ditadas pela sua genialidade, e deixar que a evolução da arte que pratica, siga o seu caminho natural...