MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 25 de agosto de 2020

C. Pequeno - Que vamos ver de J. Moura Caetano ???

 

Com um toureio repousado dá dimensão ao temple...

João Moura Caetano - Home | Facebook

Cada toureiro tem o seu conceito de arte, o do João assenta numa brega suave que dá para entender o arranjo sólido dos seus cavalos, bem como as paragens ou mudanças de andamentos do galope ao trote e do trote ao passo que permitem que a montada descanse, enquanto calibra o toiro ao mesmo tempo que este vai fixando o cavalo.

Depois do passamento de duas montadas chave (Passapé e Temperamento) em duas fases importantes da sua carreira, podiam ter levado este toureiro, mas ao invés reagiu com raça, trabalho e força saindo por cima no panorama que o rodeia.

O temple ganha dimensão com J. Moura Caetano e a forma como os seus cavalos absorvem a investida no centro da reunião são detalhes de toureria que marcam o seu estar e ser toureiro, assim como os compridos em que dá todas vantagens aos toiros recebendo-os quase nas tábuas como fazia com os (Verdi e Zidane) e hoje faz com o "Aramis".

É curioso recordar que das melhores actuações que lhe vi foram com um toiro "Ernesto de Castro" e outro "Núncio"...

Que tenha sorte na 5ª feira para que os aficionados possam disfrutar do seu toureio e da sua  equitaçaºo...