MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Gente diferente do mundo dos Toiros




João Salvação "Ninã"



O NINÃ como forcado é completo, rabeja, ajuda, cernelha e pega de caras. Quantos forcados há tão completos ???



Á parte do forcado com 20 temporadas de história, existe o aficonado e o homem.
Como aficionado basta dizer que é fácil vê-lo nas, e em espectáculos menores sempre com a mesma alegria de saborear uma arte que o apaixona.
Herdou da familia materna e paterna o gen da forcadagem e assim é, que nos seus antepassados constam os principais nomes da Forcadagem Alcochetana.

Os cavalos representam outra das paixões do NINÃ, paixão que satizfaz nas picarias umas vezes mais bem montado que noutras e nas lides de campo, mas sempre com a valentia na ponta da vara.




O rio, as marinhas e o sapal Alcochetano, são mais que o seu habitat natural, foi ali criado, não precisa de desvendar cegredos num meio que para ele não tem segredos, e do qual tira os aromas com beleza que de lá imanam.

Derribar em Espanha é para ele a realização da sua alma toureira no país vizinho.



O Ambiente que desenvolveu no grupo de que é cabo, é o reflexo da filosofia que nasce numa forma de estar com loucura, mas ao mesmo tempo com a irreverência sensata que mede distâncias.

Não posso acabar sem recordar uma situação  a que assisti. Dias depois do acidente de que foi vitima e de que todos se lembram, foi ter comigo a Coimbra para eu o levar a um Oftalmologista considerado mundialmente. O Meu amigo e Médico disse-nos que nunca tiha visto nada de parecido em toda a sua vida, e acrescentou que ía operá-lo para fazer a recontrução do olho, mas que toiros. de preferência nunca mais, mas no minimo dos minimos só dentro de ano e meio. No dia seguinte fomos a uma corrida a Montemor o Velho, estavamos na teia quando um toiro se desvia de mau modo do grupo A. P. Moita, - só e vejo o Ninã a saltar e a dar uma ajuda á Ninã...

Este é o homem, este é o aficionado, este é o amigo que foge á vulgaridade e se tornou gente diferente...