MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Realizou-se hoje o funeral da Srª. Dª. Maria de Fátima Brito Paes




Tributo á Srª. Dª Maria de Fátima Brito Paes






Viúva do saudoso cavaleiro e ganadeiro Dr. Brito Paes, Dª Maria de Fátima contava 82 anos. Mãe e avó de toureiros, era desde 2008 madrinha do renovado Grupo de Forcados Amadores de Beja.

Só hoje tomei conhecimento de tão infausto mas esperado acontecimento, através do "farpasblogue".

Ver partir uma amiga é sempre doloroso, neste caso era uma amiga especial, com quem privei várias vezes em sua casa, e uma pessoa que sempre admirei pela sua simplicidade, pelo seu Portuguesismo e pela sua aficcion.

A educação esmerada via-se em todos os detalhes, da mesma maneira que em tudo deixava transparecer uma sensibilidade rara.

Na semana passada ao falar uma vez mais com o seu filho António Raul, apercebi-me que o fim estava muito próximo, ao mesmo tempo que ouvi a descrição da forma valente e digna com que estava a encarar o fim, o que reflectia uma alma de bem com o mundo e com as pessoas.

Resta-me a imagem de alguém de profunda formação moral, para quem a palavra perdoar tinha o seu  significado, tal como as palavras solidareidade, amizade e honradez.

Tenho pena de não ter sabido a tempo do seu passamento, porque queria e devia aí estar a despedir-me de si, mas talvez um dia nos voltemos a encontrar...

Fica muito por dizer...daquilo que quero dizer, mas não me ajuda o talento. Resta-me este escrito que me ditou o coração:

A partir de agora
A distância é maior
Daquilo que viveu e viu,
Enquanto eu espero...
Que a força do meu respeito
Me leve assim
Ao exemplo de quem partiu...

Que em paz descanse minha boa amiga, que bem merece...