MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 19 de março de 2013





GENTE DIFERENTE

Gonçalo Maria Gomes


De pequeno apesar de gostar de ir às corridas, treinos, ferras e de estar sempre em contato com o GFAL, nunca demonstrou querer ser forcado.

Quando jovem ligava mais ao bodyboard, até que começou a ter aulas com o avô para tourear a pé, mas nunca pensou em ser toureiro, gostava sómente de saber tourear a pé.

´

Em 1994 e 1995, começaram a aparecer no Grupo jovens com a idade dele e foram eles que lhe despertaram o gosto em ser forcado.




Fardou-se pela 1ª vez no domingo de Páscoa de 1996 no Campo Pequeno e pegou o seu 1º toiro nesse ano no Redondo.



Em 2002, no dia antes do seu casamento o grupo foi pegar à Póvoa de Santa Iria e nunca pensou que se iria fardar. Também se fardou nesse dia o seu irmão que seria o padrinho de casamento. Pois bem, ao 1º toiro da corrida, um Grave, foi o irmão escolhido. Á 1ª tentativa saiu o irmão magoado e o escolhido para o dobrar, foi o noivo...pegou à 1ª tentativa e o casamento correu bem...

Até 2008, ano em que se retirou, pegou em quase todas as praças onde o Grupo actuou, tendo pegado também em Macau, Califórnia e Açores.

Em 2010, com a mudança de Cabo e ciente das dificuldades que surgem sempre que há uma mudança de cabo, decidiu regressar por um ano e ajudar o Grupo nessa fase transitória.


 Os anos foram passando, e ainda hoje continua no Grupo, sendo o forcado que dá mais confiança a todo o Grupo e que ainda hoje se oferece para as dobras.

É admirado por todos pela experiência, humildade e personalidade, transpondo essa personalidade para a arena, sóbrio, calmo e perfeito no momento da reunião.



Não gosta de referir o nº de toiros pegados, como é fácil de perceber pela personalidade que prima pela discrição.

O Gonçalo tem 36 e é pai de dois filhos, o Pedro Maria de 5 anos e o Gonçalo Maria de 2 anos, que talvez um dia venham a ser forcados ou toureiros para manter a tradição familiar.

Conheço o Gonçalo desde muito miúdo e sempre admirei a swua forma reservada e discreta de estar no mundo. A exuberância que tantas vezes serve de suporte a exageros daquilo que não foi vivido, a humildade que põe á mostra a verdadeira dimensão daquilo que cada um é realmente e a serenidade que só os valentes são capazes de exibir, são apanágio deste forcado e deste homem que ficará surpreendido por eu escrever dele por nunca se julgar merecedor de encómios.
Se mestre Nuno Salvação Barreto fosse vivo seria seu admirador convicto, porque o Gonçalo é sempre o forcado das horas menos boas, e porque gosta do GFAL duma forma eivada quase de religiosidade.



A sua forma de estar nos treinos ou nas corridas é igual, põe por diante os interesses do grupo deixando a cada um o seu lugar, quando a idade lhe permitia porventura um estatuto diferente.
Nas relações com os mais novos tem a força da palavra cordata e séria porque transmite confiança.

A amizade cultiva-a como aprendeu, com dignidade e com a tolerância e entrega de um tipo sereno e bem formado. 

Não preciso de dizer que sou amigo do Gonçalo Maria Gomes, mas aproveito esta ocasião para lhe agradecer a amizade que dedica ao meu filho, mas acima de tudo aproveito para agradecer o exemplo que lhe dá.

Homens assim dão dimensão á alma de FORCADO.