MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 26 de março de 2013

Crónica de Leonor Barradas sobre os cartazes



Um mundo de pormenores!

São grandes, pequenos, de mão! E de mão em mão são levados por gente que os lê, que os olha, que os comenta! No café, na parede, na cabine, na porta! Estão por todo o lado e levam a tauromaquia a todo o lado!

São os cartazes!

De muitas cores, com letras mais ou menos pequenas, com muitos ou poucos nomes, carregam numa só folha informações preciosas para o aficionado. Dizem os locais, as horas, os protagonistas e em letras pequenas ainda nos contam os preços.

Num só olhar reparamos neles, paramos, lemos e comentamos. Reparem que sempre que um cartaz anda de mão em mão há sempre um comentário sobre o cartel. Se os cavaleiros são bons? Se a ganadaria é brava? Se os forcados são os melhores? Fazem-se comentários e às vezes apostas. Se há gente ou não? Se os bilhetes são caros? Se o tempo vai estar bom?

O cartaz da corrida é o ponto de passagem entre o aficionado e a Festa!

É ele, a quem tão pouco ligamos, que nos informa. Que nos leva ao lugar, que nos faz bater palmas, emocionar, ouvir a música, vibrar com o toureio de frente, com verdade, com alma. Como é que um simples papel, mais ou menos fino, conforme o seu tamanho, nos dá tanto? E nós só depois é que reparamos que lhe ligamos tão pouco!

Passamos de carro, a pé, de bicicleta, e num lugar qualquer deste país, lá estão eles.

E quando o semáforo fica vermelho olhamos para o lado e enquanto a espera acontece sabemos onde, quando e com quem, será a corrida!

A Festa dos toiros também é feita destes pormenores pela qual nunca perdemos tempo a pensar! São os simples e coloridos cartazes, alguns com boas fotografias, outros ainda em tom tradicional, que nos preenchem a agenda em cada temporada!

Porventura o aficionado já reparou que eles saíram à rua mais uma época?! Aparecem ainda de forma tímida, contando estórias de festivais e por vezes trazendo informação tão importante para ajudar quem precisa, senão fossem eles não saberíamos como contribuir em corridas de beneficência.

As novas tecnologias são o presente e o futuro, e apesar de já os divulgarem, ainda não conseguem substituir o cheiro, a cor e o comentário que nos leva o olhar por um cartaz.

Levam-se na mão. Olham- se na parede. Colam-se na montra do café. Deitam-se ao ar mas corridas e estão sempre onde devem estar e levam sempre a informação que tem de levar: divulgam a festa a todos nós.

Depois esquecem-se. Depois rasgam-se. Pouco importa. O que fica é a praça cheia que os viu antes. Quando terminar de ler este apontamento olhe para o lado, talvez na sua rua, na parede daquela casa velhinha ou junto à chávena do seu café esteja um.

São os cartazes que percorrem um país. São os cartazes que democraticamente chegam a toda a gente. E quer se acredite ou não, naquele lugar, por mais recôndito, pequeno e esquecido que seja ou esteja…há sempre um cartaz a dizer-nos que a corrida está para breve, que os nossos cavaleiros estão lá, e que grupo de forcados vai estar.

De cores fortes e cheiros ternos.

Chegam até nós…e são também estes os pormenores que fazem toda a diferença! Tenho a certeza que depois de ler este texto vai pensar neles!

Ah e entretanto chegou até mim mais um! E num pensamento muito íntimo digo para mim…a esta corrida talvez vá!

Digo eu e cada um de nós. Olhamos, comentamos, vimos e vamos!

A Festa dos touros também é isto!