Ao aficionado e ao Homem...
Tornamo-nos sempre suspeitos quando falamos de amigos de eleição, mas neste caso sei que não vou exgerar, tão rica é a história multifacetada da vida de Simão Comenda, que leva a ser distinguido com uma homenagem na primeira praça do nosso País..
Foi forcado do Grupo de Montemor 16 anos, e fardou-se esporádicamente mais alguns anos no grupo da amizade, não tendo conhecido eu, um rabejador com a sua arte e a sua eficácia.Dedica-se como empresário junto com Paulo V. de Carvalho á praça da sua terra há 10 anos, praça essa que guindou a uma notabilidade singular, sendo reconhecido por toda a gente o bom gosto na montagem dos carteis.
Como aficionado está presente nas corridas importantes de Portugal e Espanha, mas também em espectáculos menores...
Gravou o seu nome em letras de ouro no México.
Sabe do toiro e do toureio como poucos.
Comentou corridas para a televisão.
Soube cultivar amigos e mantê-los... amigos que guarda como os verdadeiros triunfos da sua vida, vida que, para quem o conhece bem, reflecte a grandeza do ser humano que há por trás do aficionado, do empresário e do forcado.
Belissimo contador de estórias, á velha usança Portuguesa, adorna uma história simples e quotidiana, com humor, poesia, ternura, brejeirice, valentia e emoção.
A minha amizade pelo Simão tem uma componente interesseira, porque quando convivo com ele busco sempre aprender.
O meu amigo Simão, sempre longe de enredos, do cismar dos adivinhos, símbolo da pureza Alentejana, representa no seu todo a força de uma raça.
O Sr. Simão Nunes Comenda, faz grandes todos os seus amigos...