segunda-feira, 4 de julho de 2016
Crónica do C. Pequeno...
Um bom espectáculo original
Antes de tudo, há que louvar a iniciativa da Soc. do Campo Pequeno, por ter levado a cabo um espectáculo diferente que agradou á grande maioria do público. Este tipo de espectáculo já vai ser emitado em França com Castella e Gipsy Kings em S. Marie de la Mer, o que prova a justeza da aposta de Rui Bento.
No que diz respeito ao "cante jondo" esteve ali naquele dia, "El Cigala" tão só a maior figura desta arte, com interpretações fantásticas, e pena foi que o facto de cantar com aparelhagem sonora tivesse esbatido uma parte do sentimento.
Quanto ao toureio, ninguém minimamente entendido esperaria que Morante coalhasse 4 faenas históricas, porque a arte pura acontece e não é paga ao passe, não sucede regularmente como quem assenta tijolos.
Ficaram-me na retina, meia dúzia de verónicas e uma meia de enorme valor pictórico, um trincheirazo de antologia, e os últimos naturais da noite, de uma lentidão e enorme profundidade que me fez lembrar o poeta quando disse a propósito dos chamados toureiros de arte: "de ouro se veste o medo, a muleta templa o valor e o toiro em cada lance, se vai da sombra ao sol...
Uma noite para recordar!!!