O sentimento das gentes Moitenses pela sua Padroeira, sensibiliza mesmo aqueles que estão afastados da religião Católica.
O respeito, a paixão e o apelo á paz no mundo que o povo canta, é um hino aos princípios que deviam assistir a toda a humanidade.
Nossa Senhora da Boa Viagem é a santa padroeira da vila portuguesa da Moita. Esta vertente religiosa tem o seu apogeu, no primeiro domingo da festa, com a Procissão em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem que saiu da igreja pelas 17:00h, percorrendo as principais ruas da vila da Moita, acompanhada pela Charanga a Cavalo da Guarda Nacional Republicana, Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Moita, Banda da Sociedade Recreio Musical Azinhaguense 1º de Dezembro, da Azinhaga do Ribatejo, Banda da Sociedade Filarmónica União Seixalense e pela Banda Musical do Rosário.
Todo o percurso é andado a compasso e os corações de quem a ele assiste ou nele participa, também marcam compasso com o passado e o futuro.
Este ano, como já aconteceu noutros anos, o andor foi levado por jovens do Aposento da Moita que deixaram para longe as loucuras próprias da mocidade e vestiram-se de fé e solenidade, e é para eles que peço sorte para 5ª feira.
Cada ano que passa me sinto mais MOITENSE...