MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Moita da Cruz - A pintura e a FESTA,,,


Os touros e a pintura 

Resultado de imagem para tauromaquia e pintura


 Carlos Ruano Lopis. pintor especializado em assuntos taurinos, nasceu no ano de 1879, em Orba, Alicante, e realizou mais de quinhentas obras de grande valor artístico, pelo seu fácil e largo traço. Em  1909, foi premiado com a medalha de ouro na Exposiçâo Regional de Valência. Dos seus trabalhos principais há que destacar «La primera tarde», «Um toro bravo», «El arte de Joselito», «Um par en lo alto» e «Las vitimas de la fiesta».

No México onde residiu até á sua morte em 1950, exibiu em 1933 os originais a óleo de muitos cartéis anunciadores de grandes corridas de touros. A exposiçâo  mereceu grandes elogios do público e da crítica.

 Roberto Domingo Fayola, o melhor pintor taurino por excelência, realista e impressionista, acertou ao dar á sua pintura uma força impressionante, transmitindo a quem a contemplava a sensaçâo de algo vivo, com samgue, arena e sol, três factores coloristas que definem a essência da festa de toros. Transformou o seu próprio impressionismo em um acabado realismo.


«Toda la tarde es cartel,
todo el sol es redondel.....


MOITA DA CRUZ