MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 22 de setembro de 2019

Crónica de Elvas - Marcos Bastinhas - Tributo a seu Pai com sentimento e entrega...

Com Marcos Bastinhas ontem em Elvas, viveu-se uma noite para recordar…



A ideia de Marcos ao encerrar-se com 6 toiros - que acabaram por ser 7 - era homenagear seu pai e fé-lo com galhardia, sentimento, entrega e toureria, 
demonstrando ainda capacidade para dar a volta a toiros de todos os encastes.

Toureou de frente, deu vantagens aos toiros como poucas vezes se vê, executou as mais variadas sortes do toureio a cavalo (até uma moderna Mourina), brilhou nas bregas ora correndo o toiro á antiga, ora num conceito mais moderno, ladeando na cara deste rematando por dentro em contra passagens de mão.

O público vibrou a cada momento, vendo em Marcos mais que o seguidor do Senhor seu Pai, um toureiro autentico que nesta tao difícil temporada, se afirma como figurão do toureio.
Esse mesmo público vibrou quando Marcos exibiu o cartaz que postamos em baixo enviado do público.



Nada mais justo do que esta reivindicação das gentes Elvenses, que dar o nome deste pavilhão á maior figura do toureiro da terra, que elevou bem alto o nome de Elvas pelo Mundo turino.

Para a família do Marcos, em especial para a senhora sua mãe, Senhora Dª  Helena Nabeiro, envio um abraço com que pretendo abarcar a minha solidariedade por tudo o que diga respeito ao meu amigo Joaquim Manuel e a alegria da certeza de ver no Marcos muito mais que um fiel seguidor de seu pai... 

FORCADOS:

O Grp dos Académicos de Elvas associaram-se a esta corrida que tanto lhes dizia, com valor desmedido tanto dos caras como dos ajudas.
PEGARAM:
Á 1ª Paulo Bernardes, António Machado, João Pedro Restolho, Gonçalo Machado e João Bandeiras, e duas, à terceira tentativa, por Tomás Silva e Luis Machado

NOTA - Merece um destaque especial nesta boa corrida o toiro "GRAVE", tao só o mais bravo que vi lidar este ano em Portugal..