MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 7 de junho de 2020

15º conto - Portugal divide-se politicamente em Passadistas, Urbano/depressivos, comodistas e Chegas...

O Dr. Rui, com o intuito de valorizar culturalmente o Movimento Cívico e de alicerçar doutrina ao pensamento politico, instituiu reuniões regulares para debate de ideias com o núcleo duro, do qual passou a fazer parte o pai de Tatonas e o Sr. Padre, havendo um convidado, de quando em vez, para falar sobre determinado tema.



Na primeira reunião concluiu-se estar a sociedade portuguesa dividida politicamente no essencial em : passadistas, urbano/depressivos, comodistas e chegas. Na segunda reunião fui eu o convidado para falar sobre as conclusões a que se tinha chegado no 1º conclave.

Palestra «A Evolução do Toureio a Cavalo no Universo Taurino ...



Foi assim a minha intervenção:

A dicotomia " esquerda / direita" está a ser subalternizada a interesses globais que pouco têm que ver com os idealismos românticos da política dos anos 60 e 70. Hoje, com a globalização em marcha e com as cada vez mais fortes influências de grupos sem doutrinas, que se guiam essencialmente por interesses económicos, tipo Bilderberg, até a Maçonaria e a Opus parecem estar a perder influência. O primeiro objectivo desses grupos é o controlO da imprensa, a partir daí segue-se o terror das perseguições em forma de boato, servido pela estupidez humana que grassa nas redes sociais. Abater os partidos ora corrompendo-os, ora despindo-os de ideologias, torna-se assim imperioso, proporcionando o aparecimento de qualquer pateta populista que, a troco de vaidades espúrias, se prontifique a tudo que o torne notado, como formas de racismo mais ou menos encapotadas e tudo o mais que a sociedade aceite com facilidade. É evidente que os partidos existentes são grandes culpados do estado a que isto tudo chegou, com a institucionalização do carreirismo político, o qual pariu uma classe política que na vida só fez política e nada mais sabe fazer e da qual depende em absoluto, não tendo do mundo real ideias próprias.
Mais ou menos assim, chegou-se ao panorama que o vosso movimento cívico concluiu, dividindo politicamente os Portugueses em : passadistas, urbano/depressivos, comodistas e chegas...

Editorial: A falência do reformismo passadista - Contrapoder - Medium



PASSADISTAS - São órfãos dum passado que nunca tiveram, admiradores patéticos da ditadura que muitos nem viveram, que julgam que esse assumir de admiração lhes dá promoção social.

URBANO DEPRESSIVOS? MIGUEL SOUSA TAVARES SOBRE O PAN - YouTube


URBANO/DEPRESSIVOS - Sabem alguma coisa escolarmente mas são completamente ignorantes do ponto de vista humano. Usam e abusam de chavões a esmo, descontextualizando-os e fazendo deles uso para parecerem iluminados e únicos detentores da verdade.


Comodismo na Maçonaria - Freemason.pt


COMODISTAS - Continuam fiéis ao sistema partidário, porque vêm subjacente a este, mais ou menos diluída, uma linha de pensamento assente numa doutrina.


Chega elege um deputado e extrema-direita entra pela primeira vez ...


CHEGAS - Neste grupo há de tudo, desde exibicionistas a oportunistas, desde populistas a revoltados, desde inúteis aos salta-pocinhas partidários e também há gente séria e bem intencionada, mas pouca muito pouca mesmo... Este grupo perde toda a força por falta de doutrina que o sustente e pela leveza intelectual do seu líder

 e vai ser no vazio ideológico que vai apodrecer e em consequência vai cair de maduro.


Perante o que acabo de dizer, não votarei em branco e muito menos não votarei, votarei sim no partido que na prática mais próximo estiver da corrente ideológica que esse partido perfilha...
Os outros partidos são constituídos por Tatonas e como diz aí o amigo Rúben - Puta que pariu os Tatonas...