MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011


Grupo de forcados Amadores de Santarém



Seguiu com honra uma história de quase um século

Fechar esta série de "Destaques" com o grupo de Santarém, é uma homenagem merecida pelo que o grupo sempre foi no plano tauromáquico e no plano social.
Por este grupo passaram nomes importantes da tauromaquia e gente que assumiu os seus direitos de cidadania de forma notável e galharda.
A sua postura nas praças é exemplar e as transições fazem-se de forma regular, sem polémicas, que só podem servir como exemplo.
A temporada de 2011 foi das mais conseguidas dos últimos anos, e fica marcada pela pega desse enorme forcado que é o seu cabo Diogo Sepulveda, numa corrida em Vila Franca, em que manifestamente inferiorizado, nunca desistiu até pegar o toiro. Nessa noite, o Diogo pintou um quadro de exemplo para o grupo e para todos os forcados.
Na passada época o grupo pegou corridas duras.
Na passada época revelaram-se forcados menos conhecidos.
Na época passada o cabo confirmou a sua raça e aptidão para conduzir homens ( o que não me surpreendeu nada. Fui sempre seu admirador confesso...).
Na passada época viu-se o orgulho dum estar e de um ser, que plasma na tradição.

Na passada época, o grupo honrou como sempre a sua história, enquanto assumia por inteiro a responsabilidade que arrasta, de ser o decano dos grupos de forcados amadores. 

Aviso: Amanhã há mesma hora "CAVALOS 2011", em que faremos um resumo dos cavalos que se distinguiram na época passada.