MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Director
João Cortesão deu-nos o dia com mais visitas em 2011


O nosso chefe de redação distinguiu em 2011 o artigo de José Manuel Pires da Costa, eu como director distingo um artigo de João cortesão escrito com a frontalidade que lhe é reconhecida  - resposta a uma provocação -, que passamos a recordar, quanto mais não seja por ser premonitório no que toca ao nosso amigo Miguel Alvarenga.


  Alto e pára o baile…

Ex. ma Srª D. Solange Pinto:

Chamaram-me á atenção de um escrito seu, no site “touroeouro” ( site que bem poderia chamar-se a partir deste momento “pataelata”).
Fui ler e fiquei espantado. Então a senhora acha que um blog é uma criação gratuita e perigosa por ser de acesso fácil e desprovido de todo e qualquer filtro. Que dirão desta tirada o sr. Miguel Alvarenga, o sr. Fernando Marques e o Sr. Hugo Teixeira, por exemplo ?
Quanto ás larachas a que se refere e diz serem a base dos nossos escritos, sou a dizer-lhe que antes larachando, que dizer barbaridades ou coisas banais como se estivesse dissertando sobre uma descoberta importante de uma molécula não sujeita aos códigos da engenharia genética.
Cada um tem o seu estilo e é um dever respeitar os dos outros.
Mas francamente, o que mais me espantou foi o seu avinagramento com o “El Diablo” que V. Exª diz ser pequeno de estatura, quando eu já disse que é alto loiro e de olhos azuis. Será que tem alguma coisa contra os pequenos? Minha senhora, ser pequeno ou ser grande; loiro ou moreno; calçar 45 como um Americano típico, ou 37 como um Guatmalteco; ter corpinho de Cinderela ou um ar avacalhado; ter cara esfíngica ou cara de bolacha; ser marreco ou direitinho das costas; ter maminhas espalmadas como manjares brancos do convento de Celas com uma amêndoa de chocolate no meio, ou ter mamalhão farto modelo XXXXL; ser gago ou falar “ sdopinha de madsa “; não é razão para se ser criticado, nem fortalece qualquer argumentação.
Permita-me que lhe diga que foi infeliz na forma como se dirigiu a quem escreveu de patas, sómente, e ainda por cima tentando insinuar que esse alguém é o dr. Pombeiro - que não é, digo eu… -  aparentando, mau feito que parece incrustrado em  frustrações e complexos.
Fiquei a saber que o Dr. Pombeiro e a Senhora não se gramam mutuamente o que muito me entristece, nem durmo bem… e fiquei com a certeza que V. Exª convive mal com as criticas
Quanto ás patas - tema em que enfiou a carapuça - estou de acordo consigo, foi um preciosismo do “El Diablo”. Efectivamente haveria muito mais ignorâncias para chamar á atenção, até porque pata tirando o caso da pata do Picador (nome vulgar da protecção metálica que o picador usa na perna direita), é uma palavra muitas vezes usada em sentido figurado ou giria, como no caso tira daí as patas, ou na forma mais meiga, no inicio dum namoro, que se traduz no: tira daí as patinhas. Há ainda o caso ordinarão mas também usado de forma figurada, da expressão que se ouve muitas vezes a tipos que estão a ser chateados ou picados, e que largam: vai mamar na quinta pata do cavalo, sabendo toda agente que o cavalo só tem 4 patas e não tem nenhuma suplente.
A dado passo do seu arroto jornaleiro (dito isto em gíria), diz: “Todos estes comentários e escritos de má índole, fazem parte de uma nova modalidade em jornalismo, ‘terrorismo’, com a qual não compactuo, e que, muito menos me acobardará”,  palavras suas. Oh minha senhora terrorrismo ???? ou minha senhora… sabe o que é o terrorrismo?  Mesmo os dislates que largou contra o Dr. Pombeiro, que nada tem que ver com isto, não justificam nem por sombras o epíteto de Terrorrismo.
Por fim tocou-me a mim.
Posso bem, usando  a “gíria” ( palavra que se refere num texto seu, da qual descreve o significado), com qualquer patada ainda por cima vinda duma senhora… ou talvez não…
Chamou-me ladroista por usarmos ás vezes fotos do seu prestimoso site, o que desde já lhe peço desculpa, embora não sendo eu que componho as noticias, sou eu o responsável. Se vê que foi prejudicada por nós faça o favor de dizer e pode pôr o nome do nosso pobre blog  escusando de dizer: ” Quanto ao sítio onde se albergam estes escritos diablistas, tenho que dizer, que não passa de um sítio de ‘ladroistas’. Ah pois é… ‘ladroistas’ que, sem pedidos prévios ou simples actos de cortesia, chegam aos ‘sítios’ dos outros e roubam ilustrações para as suas croniquetas compradas com avenças mensais” ( a das avenças não percebi, será que está a ver-se ao espelho ou quer que eu fale? É só comparar a o seu site e o meu blog… ). Diz também: “ Ah pois é…! Podiam ter pedido… somos altruístas” ( altruístas? Foi o único site que não noticiou o começo do nosso blog…). Continua a senhora: “ teríamos cedido as tais ilustrações, com sorrisos nos lábios…( a do sorriso é boa, mas falta o “Cínico”). Ficou muito ofendida com os fotógrafos de casamentos a que se referia o “El Diablo”. O mestre Emílio fotografou e fotografa casamentos e não deixa de ser o melhor, a perder de vista, não se envergonhando do seu passado, antes pelo contrário…

Quando um dia saí em sua defesa depois de ser atacada por um colega da escrita, não sabia quem você era, mas agora já sei…
Lembre-se : Fui seu amigo mas não sei perdoar.
Você é complexada.
Você é frustrada.
Você é arrogante.
Você deve pouco á inteligência.
Você não tem sentido de humor nem aceita críticas.
Você é ingrata.
Você não conhece o significado das palavras amizade e lealdade.
Você tem tiques de má convivência com o passado
Você ficou  incomodada (vi logo na sua cara) com o aparecimento do sortesdegaiola”.
Você faz-me lembrar a venenosa “Cruela” dos 101 dálmatas, em forte…
Você é disforme em tudo, tal como o Pombeiro é de baixa estatura.

Se não lhe dão a importância que julga merecer, se não a levam a sério e por isso vive amargurada, tem bom remédio, cure -se…

A propósito do seu escrito, sugiro ao meu amigo Miguel Alvarenga que se cuide, porque cesteiro o que faz um cesto faz um cento…  ( aqui está premonição de que falámos no início)

Termino desejando sinceramente, mas mesmo sinceramente, as maiores felicidades para o seu site, porque neste mundo há lugar para todos, embora você deixe transparecer que não pensa assim…