Diego Ventura com um estilo renovado empolgou o público...
"Dedico esta crónica ao meu amigo José Palha que assistiu ao Festival, já visivelmente recuperado da saúde...
Um grande abraço - Zézinho!!!"
O festival foi fértil em surpresas agradáveis...
MOURAS - Miguel Moura apresentou-se diferente do que tinha mostrado no Campo Pequeno. Mais concentrado, com melhor leitura das caracteristícas do novilho e com o cavalo de bandarilhas mais repousado, acabou por dar uma dimensão mais próxima do que dele esperam os aficionados. O patriarca da Familia esteve ao seu nivel, com a raça habitual.
VENTURAS - Diego Ventura, parou o toiro com repouso deixando-o á medida, para depois lidar sem exagero de ladeares, para depois cravar com emoção e sempre ao estribo ou pela frente deste. O seu novo cavalo "CHALANA" é mesmo um craque, e a égua com o ferro João Grave tem um sitio que marca a diferença. Pareceu-nos que este cavaleiro aponta para uma das suas melhores épocas, num estilo em que o repetitivo deu lugar ao improviso pensado. António Ventura toureou com a mesma garra que demonstrava quando andava na guerra, marcando a sua actuação pela maior dignidade.
Rui Fernandes e Botero - Apresentar num dia 4 cavalos novos é obra, que só se justifica pelo trabalho desenvolvido e pela dom que o Rui tem para pôr cavalos. Gostei particularmente dos cavalos de saída e do castanho de bandarilhas, com os quais desenvolveu o seu toureio em bom. Jacob Botero está um toureiro feito, com o tempo só, pode melhorar.
Sónia Matias e Ana Batista - Este toiro toureado a duo no feminino, agradou ao público. Sónia esteve na linha daquilo que de bom mostrou na época passada ( para mim, a sua melhor época...), com bom entendimento do oponente e bom desenho das sortes. Ana Batista apresentou-se desenvolta e com ganas. De saída com um cavalo novo esteve bem, mas foi nas bandarilhas com o RONCAL, sobretudo quando interrompeu as sortes a meio que mostrou que este ano esta em perspectiva um reencontro com o seu toureio.
Filipe Gonçalves e Francisco Palha - Não funcionaram tanto em conjunto como algumas das anteriores parelhas, mas o que fizeram, fizeram bem.
De saída tiveram os seus melhores momentos.
João Ribeiro Telles Jr. e Manuel Moreno - Fecharam a tarde sem deslustrar. JoãoR. Telles 4esteve bem, talvez sem o gancho de ouros dias e o jovem Espanhol Manuel Moreno, esteve correcto mostrando que pode andar...
Os Novilhos sairam de modo a possibilitar boas lides, e mesmo os Murubes não sairam tão NHOC NHOC.. com é habitual.
O grupo de forcados Amadores de Alcochete homenageou com dignidade o seu amigo CHALANAS...
Sortesdegaiola em força no festival do CHALANA |