MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Um Festival diferente em Montijo

Diego Ventura com um estilo renovado empolgou o público...


"Dedico esta crónica ao meu amigo José Palha que assistiu ao Festival, já visivelmente recuperado da saúde...
Um grande abraço  -  Zézinho!!!"

O festival foi fértil em surpresas agradáveis...

MOURAS - Miguel Moura apresentou-se diferente do que tinha mostrado no Campo Pequeno. Mais concentrado, com melhor leitura das caracteristícas do novilho e com o cavalo de bandarilhas mais repousado, acabou por dar uma dimensão mais próxima do que dele esperam os aficionados. O patriarca da Familia esteve ao seu nivel, com a raça habitual.




VENTURAS - Diego Ventura, parou o toiro com repouso deixando-o á medida, para depois lidar sem exagero de ladeares, para depois cravar com emoção e sempre ao estribo ou pela frente deste. O seu novo cavalo "CHALANA" é mesmo um craque, e a égua com o ferro João Grave tem um sitio que marca a diferença. Pareceu-nos que este cavaleiro aponta para uma das suas melhores épocas, num estilo em que o repetitivo deu lugar ao improviso pensado. António Ventura toureou com a mesma garra que demonstrava quando andava na guerra, marcando a sua actuação pela maior dignidade.



Rui Fernandes e Botero - Apresentar num dia 4 cavalos novos é obra, que só se justifica pelo trabalho desenvolvido e pela dom que o Rui tem para pôr cavalos. Gostei particularmente dos cavalos de saída e do castanho de bandarilhas, com os quais desenvolveu o seu toureio em bom. Jacob Botero está um toureiro feito, com o tempo só, pode melhorar.

Sónia Matias e Ana Batista - Este toiro toureado a duo no feminino, agradou ao público. Sónia esteve na linha daquilo que de bom mostrou na época passada ( para mim, a sua melhor época...), com bom entendimento do oponente e bom desenho das sortes. Ana Batista apresentou-se desenvolta e com ganas. De saída com um cavalo novo esteve bem, mas foi nas bandarilhas com o RONCAL, sobretudo quando interrompeu as sortes a meio que mostrou que este ano esta em perspectiva um reencontro com o seu toureio.



Filipe Gonçalves e Francisco Palha - Não funcionaram tanto em conjunto como algumas das anteriores parelhas, mas o que fizeram, fizeram bem.
De saída tiveram os seus melhores momentos.




João Ribeiro Telles Jr. e Manuel Moreno - Fecharam a tarde sem deslustrar. JoãoR. Telles 4esteve bem, talvez sem o gancho de ouros dias e o jovem Espanhol Manuel Moreno, esteve correcto mostrando que pode andar...

Os Novilhos sairam de modo a possibilitar boas lides, e mesmo os Murubes não sairam tão NHOC NHOC.. com é habitual.



O grupo de forcados Amadores de Alcochete homenageou com dignidade o seu amigo CHALANAS...

Sortesdegaiola em força no festival do CHALANA