MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Celestino Graça - Um homem diferente...




Celebra-se na próxima quinta-feira, 9 de Janeiro, o primeiro centenário do nascimento de Celestino Graça, ainda e sempre uma das maiores referências do Ribatejo, personalidade de invulgar mérito em todas as áreas em que interveio, nomeadamente a Tauromaquia, o Folclore, o Turismo, a Agricultura e a Feira do Ribatejo, dando inclusivamente o seu nome à praça de toiros Monumental de Santarém, que este ano assinala também o seu 50º aniversário.



Conhecer o Comendador Celestino Graça, foi uma honra que me marcou. De tudo o que fez e foi muito, recordo o entusiasmo com que apoiou um grupo de malta nova de que eu fazia parte, na "Caseta Dos marialvas", que foi um enorme retiro de fado. Desse grupo, restam o Cesar Marinho, Zé Inês, zé Leiria, Edgar Nunes, Vitor Vargas e poucos mais.

Celestino Graça foi um homem do regime do qual nunca se serviu, porque nasceu como homem de causas.

O fomento da FESTA era para ele uma preocupação constante, que o levava a montar novilhadas de grande categoria e até mesmo o levou a montar uma praceta ao pé da Monumental que funcionou durante a feira, onde todos podiam ter oportunidades para fazer aquilo para que se achavam aptos. 

O seu apoio ao Folclore foi notável assim como o reavivar da gastronomia regional.

Parabéns pela iniciativa. Celestino Graça merece tudo...