terça-feira, 7 de janeiro de 2014
Celestino Graça - Um homem diferente...
Celebra-se na próxima quinta-feira, 9 de Janeiro, o primeiro centenário do nascimento de Celestino Graça, ainda e sempre uma das maiores referências do Ribatejo, personalidade de invulgar mérito em todas as áreas em que interveio, nomeadamente a Tauromaquia, o Folclore, o Turismo, a Agricultura e a Feira do Ribatejo, dando inclusivamente o seu nome à praça de toiros Monumental de Santarém, que este ano assinala também o seu 50º aniversário.
Conhecer o Comendador Celestino Graça, foi uma honra que me marcou. De tudo o que fez e foi muito, recordo o entusiasmo com que apoiou um grupo de malta nova de que eu fazia parte, na "Caseta Dos marialvas", que foi um enorme retiro de fado. Desse grupo, restam o Cesar Marinho, Zé Inês, zé Leiria, Edgar Nunes, Vitor Vargas e poucos mais.
Celestino Graça foi um homem do regime do qual nunca se serviu, porque nasceu como homem de causas.
O fomento da FESTA era para ele uma preocupação constante, que o levava a montar novilhadas de grande categoria e até mesmo o levou a montar uma praceta ao pé da Monumental que funcionou durante a feira, onde todos podiam ter oportunidades para fazer aquilo para que se achavam aptos.
O seu apoio ao Folclore foi notável assim como o reavivar da gastronomia regional.
Parabéns pela iniciativa. Celestino Graça merece tudo...