MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Atenção Srs aficionados - Carta de Ant. Lúcio...


CARTA ABERTA AOS AFICIONADOS E RESPONSÁVEIS TAURINOS




Com a devida vénia publicamos esta carta escrita pelo critíco António Lúcio, extraída do " barreiradesombra, em 29.01.14, dado o seu enorme interesse.

Dirijo-me a todos aqueles que, como eu, são aficionados à Festa Brava nas suas mais diversas vertentes. E, em especial, àqueles que têm responsabilidade na manutenção da pouca comunicação social dedicada á tauromaquia neste nosso País.

Os aficionados querem informação, seja ela escrita nos meios convencionais – jornais e revistas -, seja nos blogues/sites na internet, nas redes sociais, ou na forma audiovisual, aqui entendidas também as rádios e televisões. E é sobre algumas destas situações que me dirijo a todos vós.
Após muitos anos de «Sol e Toiros» na Antena Um, antiga Emissora Nacional; após muitas transmissões de corridas na RTP e de programas de tauromaquia com o Francisco Morgado e Maurício do vale, Eduardo Leonardo e mais recentemente com o José Cáceres; depois de algumas incursões da TVI com transmissões mas sem nunca ter assumido um programa de tauromaquia; foram as rádios locais a manter viva a chama da informação taurina com diversos programas que, a pouco e pouco e a pretexto da crise que se foi instalando neste País (abundância só tem havido de escândalos e disparates), têm vindo a acabar – Rádio cartaxo, Rádio Voz de Alenquer, Rádio Oásis FM. Na televisão, todos sabemos o que aconteceu no ano passado em que não houve programa de tauromaquia na RTP/2 e as transmissões foram o que foram.
Se nos virarmos para os jornais, e se dantes a tauromaquia estava presente em muitos e pelos melhores motivos, agora só o Correio da Manhã tem uns «linguados» do Maurício e resumos de crónicas de João Aranha e Joaquim Tapada, sempre sem o destaque que, em tempos de Manuel Andrade Guerra tinha. A importância em termos de vendas deste jornal é inversamente proporcional ao destaque dado á tauromaquia. E alguns jornais regionais, felizmente, ainda vão dando destaque à Festa Brava porque entendem o sentir e pensar das gentes a quem se dirigem.

A verdade, meus caros amigos, é que o espaço que conquistáramos há 26/27 anos a esta parte, está a ser cada vez menor, de menor importância, estrangulando a informação, silenciando as vozes que dão voz à tauromaquia e seus intérpretes e valores. E não vejo, vinda seja de que parte for, qualquer acção que vise acabar com esta situação que, não fossem as revistas Novo Burladero e Contra Barreira e o jornal Olé, e os muitos sites/blogues que existem e ninguém disporia de qualquer tipo de informação sobre a actividade tauromáquica neste País, com todos os prejuízos inerentes para todos quantos vivem desta actividade.

A verdade é que a promoção da festa, dos seus intervenientes, em todas as áreas, é feita quase exclusivamente nestes meios acima referidos e de forma praticamente gratuita. Mas não ouvimos ninguém vir em defesa daqueles que o fazem ao longo das 52 semanas de um ano, dos seus 365 dias. E um dia destes, sem rádios, sem televisão, sem jornais, quero ver onde vai parar a promoção e divulgação da Festa Brava.

Silêncio? Só quando se vai cantar o fado!!!

Como sempre, estamos solidários com um colega da imprensa, neste caso, o nosso amigo António Lúcio...