MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Crónica de ELVAS...

Ajuda os Bombeiros, pensando em ti.


E assim foi, os aficionados responderam a chamada dos B.V. de Elvas, neste seu evento que já tem lugar no panorama tauromáquico.



Actuações distintas de interesse, sendo que a um Silva Herculano difícil, teve de se sobrepor um Rouxinol sábio e vencedor, numa lide de labuta-coisa a que o toureiro já esta habituado.



O de Falé Filipe, de arrancada pronta, “arrancou” com a Sónia para uma lide de irreverencia e alegria, a mostrar ao público alentejano que a toureira continua a ser merecedora das suas palmas.



O Filipe Gonçalves, veio na linha da temporada anterior, com ganas de triunfar em todas as suas actuações e aproveitou bem o de David Ribeiro Telles. Mostrou-se empenhado e o público não se coibiu de o aplaudir.



O desprezo da apresentação do S. Martinho, reduziu as possibilidades de êxito tanto do forcado como de Salgueiro da Costa, que sabe e consegue fazer muito melhor.



O “Dr” Tomás teima, e muito bem, em praticar um toureio diferente, onde a perfeição, ou tentativa dela, supera o popularismo, e assim é sempre uma presença muito agradável em qualquer cartel.

 


Ao “conquistador” Rouxinol Jr. com uma actuação a mostrar que esta perfeitamente preparado para superar a difícil prova do Campo Pequeno e outras que por ai venham. Jovem com actuação a impor –se ao de Branco Núncio, para se consagrar como triunfador da tarde, numa lide de entrega , alguma sapiência e plena de oportunidade.



Tarde de rodagem de forcados, com menos felicidade para os de Beja, e desluzida para os de Monforte e Elvas, por não terem pegado os hastados ao primeiro intento, e porque em algumas situações as ajudas não estiveram a altura. Compreende-se perfeitamente que é neste tipo de espectáculo que se deve dar oportunidade aos jovens forcados, mas deve ter-se em atenção que a apresentação do hastado, não é condição da sua codícia, bravura ou falta dela e até da sua força.



Com acerto dirigiu o Sr. Agostinho Borges, assessorado pelo Dr. Miguel Matias. O cornetim ao serviço do Sr. Delegado Técnico da Inspecção Geral das Actividades Tauromáquicas foi o Sr. Nuno Narciso