MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

P´ra que a terra não esqueça - Helder Vieira...


Helder Vieira - simbolo de irreverência e Loucura saudável..




Conheci o meu amigo Helder quando começou a pegar no Grupo do Aposento da Moita, mas conheci-o melhor quando este jogava Rugby na Académica, clube pelo qual obteve vários titúlos em que destaco o de campeão nacional e campeão Ibérico.
Foi nessa fase que solidificámos uma forte amizade, baseada numa filosofia de vida semelhante, em que a lealdade e o bom humor formam a estrutura que sustenta uma forma de estar na vida.
Nessa época, treinava eu os escalões de BAMBIS e Benjamins da AAC, e os treinos dos putos aconteciam no mesmo campo em que treinavam os séniores imediatamente antes dos treinos destes. A relação do Helder com a miudagem nos momentos em que se encontravam no campo e nas viagens que por vezes faziam juntos a Lisboa era notável, já que para a miudagem o Helder era a referência pela sua entrega ao jogo e pela irreverência recheada de loucura saudável.



Ser ousado,irreverente e responsavelmente irresponsável, são caracteristícas que incomodam os críticos e incapazes, e a irreverência é também o pensar de uma forma não linear que proporciona um horizonte mais alargado de pensamento sobre a existência, a vida, e mil e um aspectos importantes desta, nem sempre concordantes e muitas vezes até contraditórios, base importante para uma sabedoria que se define por conhecimento alargado para uma acção mais lúcida.

Tudo o que escrevi sobre a irreverência aplica~se por inteiro ao meu amigo Helder.

Agora, falarei da loucura saudável. Como é saudável a loucura de quem não foge do desafio, não tem medo de mandar às favas o ‘grande’ e amparar o ‘pequeno’, sem o risco aparente da suposta condenação daqueles que valorizam o submeter-se e enaltecem o forte. Para mim, há que engrandecer a sagacidade de quem não se deixa corromper por padrões inférteis de uma falsa moralidade que muitos insistem em fazer valer, na prática vergonhosa de humilhações.

Eu tenho a sorte de ser amigo do Helder, do qual não falo como forcado porque a sua história fala por si. Pegou em Portugal, Espanha França e América Latina. Falo sim para terminar, do seu conceito de amizade, que valoriza partilhando os caminhos, dos que sabem guardam segredos. 



Estar com o Helder é estar com o bom humor transbordante que define aqueles a quem a vida beneficiou pelo dom da alegria. 

O Helder é um homem inteiro que se realizou naquilo a que se dedicou, criando amigos sem olhar a nada que não o sentimento puro que impede qualquer um de ser desleal, e é por isso que escrevi estas linhas "P´RA QUE A TERRA NÂO ESQUEÇA"...